Trevo de Bonsucesso terá dois viadutos.


Folha metropolitana;Wellington alves.

 O atual Trevo de Bonsucesso é alvo de constantes críticas devido os congestionamentos diários

tetelDurante toda a campanha eleitoral do ano passado,o prefeito de Guarulhos,Sebastião Almeida (PT),prometeu que a reformulação do Trevo de Bonsucesso seria a obra prioritária do novo governo. No início da gestão, a Prefeitura busca resolver as desapropriações de um posto de gasolina e de um motel para que as obras tenham início.

O novo trevo terá dois viadutos sobre a Rodovia Presidente Dutra e uma alça de ligação ao Corredor Papa João Paulo I. A obra será complementada com a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O complexo viário é estimado em R$ 86 milhões e a licitação foi realizada em junho do ano passado.

De acordo com Almeida,as secretarias de Assuntos Jurídicos, Transportes e Desenvolvimento Urbano fazem uma força-tarefa para agilizar as desapropriações.

A expectativa é que as obras comecem no final do ano e sejam finalizadas em 2015.

O novo Trevo faz parte das obras contempladas com R$ 308 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAB) Grandes Cidades, do Governo Federal.

A Prefeitura aguarda a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal. 

O Trevo passou por reformulação em 2004 na gestão do ex-prefeito Elói Pietá (PT).

Contudo, o crescimento do Bonsucesso e dos Pimentas fez com que as obras realizadas há oito anos ficassem defasadas. Congestionamentos são constantes na região que conta com várias transportadoras nos horários de pico. “A obra vai solucionar nos próximos anos os problemas que a população convive”,diz Almeida.

 

OBRA TRARÁ CONGESTIONAMENTO NA DUTRA. 

 

tel

Depois – A reformulação do Trevo, promessa de Almeida, é o sonho dos motoristas que trafegam diariamente.

A construção do novo Trevo de Bonsucesso ocasionará em desvios de tráfego para a Rodovia Presidente Dutra. Antes do término da obra, os motoristas da região devem encarar transtornos.

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), afirma que o desafio é realizar as intervenções necessárias sem trazer prejuízos à rodovia,que conta com congestionamentos diariamente.

“Ali é uma obra grande e demorada. A operação é muito delicada”, admite Almeida.

Apesar do desconforto temporário, o prefeito afirma que o Trevo encabeça as obras de mobilidade que “vão marcar um novo momento na história de Guarulhos”. (WA).

 

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Em 2016 obtivemos 3.585 votos, porem não fomos reeleito. Sou pré candidato a vereador em 2020 sempre lutando pelas classes menos favorecidas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Brasil, Emprego, Governo Federal, Guarulhos, Prefeitura de Guarulhos, São Paulo, Serviço social, Transporte e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

241 respostas para Trevo de Bonsucesso terá dois viadutos.

  1. marcos disse:

    havera desapropiação na av papa joão paulo tambem??????????????
    pois tenho um imovel no 6100

  2. Sandra disse:

    Por favor informe os locais que haverá desapropriação, obrigado

  3. Sandra disse:

    E na Papa João Paulo I, em que área haverá desapropriação, próximo ao trevo há 3 condomínios, esses serão desapropriados? Obridado

  4. Claudemir disse:

    Mais fácil desapropiar o lado donde tinha a garagem da canarinho

  5. Sandro disse:

    Prezado Vereador,

    Em 2004 fizeram errado sem planejamento não foi devido ao crescimento local que o caos impera neste acesso. Sabe nos informar quando as obras iram iniciar? Creio que isso é urgente para toda a população da região.

    Obrigado

  6. Luiz disse:

    o que estão construindo mais a frente da fachini, tem pilar dos dois lados da dutra, tem haver com o novo trevo?

  7. Luiz carlos disse:

    ola nos informe os novos projetos para dsbairros do pimentas

    • Boa tarde aqui é o Téo sou administrador das redes sociais do Vereador , o que sei é que terá um viaduto para quem vem do pimentas que passará por cima da via Dutra e desafogará o retorno está em fase de desapropriação , fazem parte das obras do PAC.

      • jura disse:

        A questão não é apenas o retorno de bonsucesso, é também desviar o fluxo que vem dos bairros vizinhos como o do alvorada e outros fluxo que vem para a única saída que é essa merda do retorno de bonsucesso, muita incompetência dos lideres públicos

      • Você acompanhou a matéria haverá marginais para que isto venha acontecer, por exemplo uma que sairá do retorno até o Jardim Álamo, sem contar a duplicação da Juscelino, etc.

  8. Sandro disse:

    Bom dia,

    Quando irão começar as OBRAS?? A situação já esta ficando insustentável. È necessário alguma ação do porder publico.
    Caso o Vereador e sua acessoria não tenham esta informação é só me informar que não pergunto mais.

    Obrigado

  9. Sandro disse:

    Quando irão começar as obras?

  10. Eduardo disse:

    Eu duvido que saia do papel….é só enrolação da prefeitura desde 2011 que estão falando que vai sair este retorno por cima da Dutra que vai liga a Papa João Paulo I até a Jacu Pêssego. Este lado da cidade é esquecido não estavam dizendo que este retorno era para facilitar o Aeroporto até o Itaquerão. Você acha que a obra é concluída a tempo ? Obrigado

  11. Alessandra Ribeiro disse:

    dia 23/07/2013 por volta das 18:20 hs, trevo do bonsucesso, mínimo de 3 hrs para conseguir fazer o retorno.
    Moro no Vila Carmela e trabalho na Av: Papa João Paulo, não levo mais que 20 minutos
    da empresa até em casa sem trânsito, porém pelo menos 3 vezes durante a semana, o retorno
    virá um caos. Os moradores dessa região precisa de uma medida de emergência, para ajudar a
    desafogar esse congestionamento no retorno. SOCORRO PREFEITO.

    • Bom dia aqui é o Téo trabalho nas redes sociais do Vereador Pezão , tenho a informar que as obras do retorno se iniciam ainda este ano, estamos cobrando e fiscalizando para que esta obra se inicie o mais rápido possível, Grato, pelo comentário, Disponha.

    • Sandro Moda disse:

      Boa tarde,

      Ontem estive neste mesmo caos ontem, fui obrigado e passar direto pagar o pedágio na Dutra de ida e de volta para economizar no minimo 2 horas. Fui de bicicleta depois e não vi nenhuma obstrução da via publica e ainda tinha agentes de transito perdidos.
      É urgente precisamos de ações para melhoras a questão de mobilidade neste parte da cidade. Pode nos encaminhar qual o orgão responsável pelo caos que ocorre neste trecho

      • Sabemos do trânsito, pois também pegamos ele, já foram feitas reclamações para o setor responsável, porém eles que resolvem, eu Téo acho que só acabará o trânsito quando terminar a obra, mas estamos a disposição, enviarei mais uma demanda de reclamação para o escritório, o Vereador representa agora não depende só de nós , Grato pelo comentário.

  12. Edivaldo Persan disse:

    Não sou engenheiro, mas com todo respeito ao projetista. Quem sai do inocoop para ir à bonsucesso, dá uma volta de quase 380 graus para tanto, enfrentando um transito absurdo para sair o mesmo lugar! BURRICE?? Alguém me explica tal fundamento dentro das ciências da engenharia.

  13. antoniel disse:

    porque em sp as obras sao mas rapidas que em guarulhos quando sai ali de sao miguel para guarulhos era um transito enorme hoje olha la nao tem transito algum sabe porque porque tem autoridades que se preoculpam com a populaçao ja esse trevo e no minimo 1 hora de paçiençia po sai de santo amaro para guarulhos gastei 40minutos ate o sakamoto depois fiquei 2horas naquele trevo a tenha do e nos ajuda ai ne prefeito

  14. Francisca Fabiana Pereira Rodrigues disse:

    Eu não aguento mais esse trevo de Bonsucesso…..hoje a situação estava caótica…..pelo amor de Deus gestores da cidade ……gostaria que vocês circulassem nesse região as 17: 00 para ver o abandono e descaso , com os trabalhadores e moradores dessa região….Guarulhos é a segunda economia do estado…. muitas empresas estão aqui em Guarulhos…as obras de crescimento precisam acelerar…..muitas vezes tenho que ir até o pedágio pagar ,para não ter que ficar parada correndo risco de ser assaltada enfim…já que essa obra é a longo prazo, uma ideia seria liberar caminhões para fazer retorno no pedágio sem custo,essa estratégia desafogaria o trevo de bonsucesso para veiculo de pequeno porte,algo tem que ser feito, os impostos como IPTU, IPVA ,entre outros NUNCA ATRASA PARA CHEGAR NA RESIDÊNCIA DO POVO.

  15. Eduardo disse:

    Olá,
    Sou morador do bairro dos Pimentas, Parque Jurema, e adquiri um imóvel no Jardim Triunfo. Informações sobre a obra me interessam e muito. Pois sofro com o transito local.
    Li todos os comentários e nenhuma das respostas dadas foram com informações precisas e concretas.
    Quero dizer que TODOS ainda possuem dúvidas sobre a obra e principalmente o início dela.
    Essa obra irá desapropriar o Motel Del Rio e o posto de combustível próximo, de nome Ale?
    Irão desapropriar algumas casas e lojas em frente ao shopping, na avenida Juscelino Kubitschek?
    Como ficarão as obras que estão sendo inicializadas em frente ao Shopping?
    Queria acreditar que não é apenas promessa isso tudo.
    Sugiro que passem para a população informações mais concretas sobre a obra e tudo mais que possa ser de interesse das mesmas.
    Att, Eduardo.

  16. Salete disse:

    bom dia , Sr Vereador o mesmo acontece com a ponte Nordestina na divisão da Penha e Ponte Grande a 02 anos moro neste bairro e toda semana tenho transtorno para chegar em casa

    Nâo acham que precisam fazer algo também neste bairro,o,mesmo tem crescido bastante atualmente temos a construção de condominios e até uma nova agência da CEF.

    O que precisa ser implantado também neste bairro área de lazer para as crianças no momento os moradores tem que se deslocar para outros bairros de São Paulo.

  17. Antonio disse:

    Boa tarde, nao sou engenheiro, mas qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento, vai ver que este projeto é para enganar o povo, pois é impossivel a Papa Joao Paulo I, no trecho onde vocês estao mostrando como ela vai ficar, aqui nao tem espaço para colocar 4 faixas de carro, mais 2 corredos de onibus e mais um canteiro… Desculpa, mais uma vez vocês querem enganar o povo.

  18. Sandro disse:

    Vereador,

    Quando que começa esta obra? Ou seria mais uma promessa de uma administração incompetente. Você como representando da legislatura guarulhense tem o dever de cobrar posições mais concretas da administração municipal, uma outra alternativa é nos passar um canal de comunicação para obtermos esta informação. Podemos também procurar o quarto poder.

    Fico no aguardo

    • Boa Noite a obra já está em andamento com desapropriações que é a parte mais difícil, e quanto a um canal de comunicação temos o Blog e nossa Fan Page que todos os dias está atualizada com novidades sobre nosso mandato.Grato,Equipe do Vereador Pezão.

  19. Ailton Santos da Silva disse:

    Boa noite, gostaria de saber qual será o trecho desapropriado para a obra na Av. Papa João Paulo. seria legal disponibilizarem algum “Link” para visualizarmos o trecho da obra.
    grato!

  20. Rogério Dantas disse:

    Na realidade o retorno de bonsucesso já esta obsoleto e defasado a anos, na verdade oque esta faltando para solucionar o problema não e só ampliar o retorno e sim construir um novo retorno na altura da Riachuelo pois os moradores dessa região são obrigados a retornarem em bonsucesso e outra quem esta no sentido Rio-São Paulo e passa de Cumbica não tem outra opção a não ser o próprio retorno de bonsucesso então na minha opinião essa obra não vai resolver em nada!

    • Já começaram as obras da riachuelo porém é a ligação com A Jacú- pessego, o retorno da maneira que será feito é a unica solução, vc viu como será uma ponte para quem vem do Pimentas
      e esta parte antiga do retorno será ampliada e ficará para moradores do lado de Bonsucesso

  21. Claudemir disse:

    O Antônio que disse que era engenheiro e não dava pra colocar as faixas na Papa João Paulo, o cara que projetou a porcaria do trevo também era engenheiro, então ser engenheiro não quer dizer nada, aguarde a obra.

  22. Thielle disse:

    Olá
    Eu moro na Papa João Paulo próximo ao trevo de bonsucesso e gostaria de saber que algum desses condomínios vai a ver desapropriação??
    Desde já agradeço a atenção

  23. claudia disse:

    Bom dia, Sr Vereador, o caos do congestionamento no trevo do Bonsucesso ocorre a muitos ans, antes mesmo do PT assumir a prefeitura, foi feito o novo trevo desapropriou a favela, “não sei porque para deixar aquele amplo espaço vazio””, a obra foi medíocre, não atende as necessidades, não só porque os bairros cresceram, se haverá um novo trevo, gostaria muito de ver, pois uma outra obra, com verbas já liberadas pelo Governo, que seria o túnel da Papa Joao Paulo ate a Jacu Pessego que melhoraria muito o transito na região, não sai do papel, em época de eleição a prefeitura, coloca propagandas, lá caminhões tirando terra e quando vencem a eleição desaparecem, parece que brincam com nossa inteligência, é uma vergonha o que acontece em Guarulhos.

    • Bom Dia, sou o Téo administro as redes sociais do Vereador, primeiramente a parte de Guarulhos que ligará a Jacú-Pessego está sendo feita, já começou a limpeza daquela área e em torno do Pres. Dutra que é o bairro que sairá a obra de Guarulhos , quanto ao retorno de Bonsucesso o importante é o que será feito com verba Federal do PAC E da Prefeitura de Guarulhos á qual nosso Mandato tem cobrado desde o começo deste ano uma solução para aquele problema que atinge todos os bairros da nossa região, Disponha.

  24. Celmo Santos disse:

    Boa tarde, moro aqui em bonsucesso e gostaria de saber se o vereado Pezão poderia ajudar em uma questão que vem causando problemas para os pedestres que atravessam a passarela do bonsucesso no Km 207 em frente a empresa ItalBronze, pois a passarela foi entregue pela concessionaria nova dutra, mas a iluminação da passarela não foi feita pela prefeitura, então no período da noite o setor da passarela fica totalmente escuro, facilitando a ação de bandidos que vem assaltando as pessoas que trabalha do outro lado da dutra.
    O vereador poderia ajudar nessa questão?

    • Já fizemos alguns pedidos e não fomos atendidos , porém faremos outro pedido, por favor, me deixe Nome completo, endereço com Cep, data de nascimento e um tel para contato, faremos outro pedido já que liguei no escritório e falaram que agora estão atendendo a nós, Equipe do Vereador Pezão.

  25. Fabio disse:

    Oi Claudilsonpezão, Boa Tarde?
    Meu caro, gostaria de confirmar se realmente haverá uma desapropriação que começará na Rua Manga, em frente ao Shopping Bonsucesso até o Supermercado Nagumo. Essa Desapropriação servirá para introduzir Viaduto que chegará até a Via Dutra ou será para duplicar a Av Presidente Juscelino? Essa é a minha principal dúvida sobre essa desapropriação. Pois com tantos condôminos nessa região, eu já não suporto mais, juro para vc, eu estou num estado de estresse absoluto, rs.

    Outra questão de igual importância saber é, em relação aos Ônibus Intermunicipais, o vereador consegue ajudar? Tipo, numa nova linha de Ônibus ou numa nova adequação, pois essa parte do Bonsucesso não tem Ônibus que chegam até o Brás, Metrô Carrão e Itaquera. Agora, já prox ao Supermercado Nagumo tem para o Carrão, e mais para frente, próximo as casas Bahia na Juscelino tem para o metro Itaquera, compreende?
    Há alguma informação se haverá um terminal de Ônibus Intermunicipal nessa região dos Pimentas, já que no Cecap têm um:? Digo isso, pq não sei se o vereador está atento, mais da metade das pessoas que se mudaram para Guarulhos são de São Paulo, e trabalham lá, principalmente Brás e Tatuapé.

    Sei que é muita coisa, mais vc consegue responder para mim?

    • Olha desapropriação acontecerá para duplicação da Juscelino, e do Trevo, não tenho certeza aonde , creio que seja do lado do Nagumo da Jurema até o retorno, Equipe do Vereador Pezão.

      • Fábio disse:

        Blz, e em relação a essa outra informação por favor:

        Outra questão de igual importância saber é, em relação aos Ônibus Intermunicipais, o vereador consegue ajudar? Tipo, numa nova linha de Ônibus ou numa nova adequação, pois essa parte do Bonsucesso não tem Ônibus que chegam até o Brás, Metrô Carrão e Itaquera. Agora, já prox ao Supermercado Nagumo tem para o Carrão, e mais para frente, próximo as casas Bahia na Juscelino tem para o metro Itaquera, compreende?
        Há alguma informação se haverá um terminal de Ônibus Intermunicipal nessa região dos Pimentas, já que no Cecap têm um:? Digo isso, pq não sei se o vereador está atento, mais da metade das pessoas que se mudaram para Guarulhos são de São Paulo, e trabalham lá, principalmente Brás e Tatuapé.

  26. Luis Eduardo disse:

    Olha, gostaria que confirme com a nova dutra ou prefeitura de Guarulhos, na passarela em frente a Itaubronze km 207, não existe iluminação em funcionamento, de madrugada ali e muito escuro e perigoso circular naquela região, favor comunicar as autoridades responsáveis pela obra o mais rápido possível que reestabeleça a iluminação naquela area, os postes já estão la so falta ligar a energia por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  27. Fábio disse:

    Ok Então . Por favor, tentem algo e deixe claro pra nós que ele consegui, assim temos como retribuir nas urnas. Obrigado de qualquer forma.

    • Existe coisas que não é do Vereador, esta desapropriação que estará acontecendo em alguns lugares são obras de mobilidade Urbana; O Vereador pezão é contra desapropriação.

      • Fábio disse:

        Mais eu sou a favor da desapropriação, desde que seja para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Não se pode ser 100% contra não, a desapropriação é um trauma sim, mais vale lembrar que, toda cidade tem um plano diretor, e ao construir um Imóvel há necessidade de se saber os planos do Município para a região. Assim, observo que o pessoal da Rod Jucelino K, não viu isso, paciência.

  28. ADEMIR disse:

    SE ESSE TREVO SAIR NA LENTIDÃO Q ESTA SAINDO O CEU BONSUCESSO NOS ESTAMOS FERRADOS

    • Todos tem prazos para serem inaugurados se o Sr. acompanhar a matéria no Blog verá as datas são 2 obras das maiores que acontecem em Guarulhos, felizmente com ajuda do Vereador Pezão é na nossa região, o trevo tem problema de desapropriação, mas o mais importante é que tem a verba para ser feito,e a tendência é o trânsito piorar com a chegada do final do ano e do inicio das obras; Grato Equipe do Vereador Pezão.

  29. Joel disse:

    Caro Pezão,

    Abaixo um exemplo de como a mentira corre solto neste municipio:

    “obras da Jacu-Pêssego em Guarulhos
    Diário de Guarulhos

    O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Obras, João Neto, visitaram hoje obras no trecho do Complexo Jacu-Pessêgo que passará pela cidade. Segundo o prefeito as obras que tiveram início há 15 dias devem ser entregues em julho de 2012.

    Com 7 km de extensão, o trecho ligará a Avenida Papa João Paulo 1º, na região do Parque São Luiz, até a rodovia Ayrton Senna.

    A obra passará por cima da Rodovia Presidente Dutra, no km 213, no Jardim Cumbica, e interligará a Jacu-Pêssego, que vem da zona leste de São Paulo, em Itaquera, à Papa João Paulo 1º, chegando ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica.

    Assegurada pelo governo federal e o município, o trecho está orçado em R$ 35 milhões, enquanto a obra completa em R$ 180 milhões. A ligação entre a Papa João Paulo 1º com a Dutra foi a escolhida para iniciar as obras na cidade porque possibilitará um retorno rápido… ”

    O dinheiro já foi liberado pelo Governo Federal e por que as obras foram totalmente paradas?

    • A Equipe do Vereador Pezão não trabalha com mentiras, as obras estão sendo feitas aquelas laterais da empresa Yamaha em frente a riachuelo faz parte desta obra, pois ela passará por baixo na área da riachuelo é uma obra grandiosa e parece estar parada, mas primeiro é feito o entorno, é igual ao retorno de Bonsucesso parece estar parada as obras, mas está em fase de desapropriação, etc, Grato pelo contato, Disponha; Equipe do Vereador Pezão !!

  30. boa tarde papa joao paulo 5.500 condominio jerivas vai ser desapropriado, aguardo,obrigado

    • izamar disse:

      pela planta que eu tive acesso vai sim, aqueles predios perto d delegacia que esta na horizontal p av, vai cair 30 metros da av. eu perdi o meu inteirinho.

  31. renato oliveira disse:

    Tenho residencia de 200 m² na altura do numero 2500 mais precisamente em frente a antiga TELEFONICA central bem proximo da futura ligaçao da jacu pessego gostaria de saber se essa area vai ser desapropriada e qual o valor do metro quadrado da regiao grato

  32. Bom dia Vereador…por favor não deixe de lembrar que a maior parte que estará sendo prejudicada ou favorecida com essa obra são exatamente eleitores…então quanto a desapropriação não sou a favor e nem contra,não sou a favor se o eleitor for o maior prejudicado,com essa desapropriação e fiquem sem moradia e não seja ressarcido do seu direito,e sou a favor pela melhoria dentro da cidade,afinal de contas o transito caótico não é suportado por ninguém…então o que peço é um pouco mais de informação quanto esta obra…que sabemos que sera efetuado,que verbas estão liberada já foi nos informados,o que queremos é um pouco mais de atenção que sejamos informados a tempo quanto a desapropriação,pois pelo que estou sabendo aonde moro estará sendo desapropriado sim pois pela largura que ficara a ampliação não tem como meu condomínio ficar beirando á avenida.
    Na semana antes do final do ano estavam medindo a avenida,e vi quando a pessoa que efetuava a medição estava com o aparelho apontado para nosso condomínio,ao perguntar o mesmo informou que ate a portaria iria sair e no mesmo sentido da portaria existe 2 blocos….então porque não efetuar uma reunião com os moradores,porque a Caixa Econômica e a Prefeitura não vem conversar com os moradores que esse ano serão eleitores?
    Precisamos de um esclarecimento!!Urgente ate mesmo para acalmar nosso coração,ninguém quer ficar sem ter aonde morar mesmo porque pagamos por isso.

  33. André disse:

    Boa tarde,
    Meu nome é André e gostaria de saber se já temos uma posição sobre qual área da Papa João Paulo I será desapropriada? Moro no Condomínio Papa João Paulo no número 6116.

    desde já agradeço

    • Olha aqui é o Téo trabalho com o Vereador Pezão me informarei sobre o assunto e repassarei assim que souber, Grato Equipe do Vereador Pezão.

      • Ednaçva disse:

        Bom dia Vereador…por favor não deixe de lembrar que a maior parte que estará sendo prejudicada ou favorecida com essa obra são exatamente eleitores…então quanto a desapropriação não sou a favor e nem contra,não sou a favor se o eleitor for o maior prejudicado,com essa desapropriação e fiquem sem moradia e não seja ressarcido do seu direito,e sou a favor pela melhoria dentro da cidade,afinal de contas o transito caótico não é suportado por ninguém…então o que peço é um pouco mais de informação quanto esta obra…que sabemos que sera efetuado,que verbas estão liberada já foi nos informados,o que queremos é um pouco mais de atenção que sejamos informados a tempo quanto a desapropriação,pois pelo que estou sabendo aonde moro estará sendo desapropriado sim pois pela largura que ficara a ampliação não tem como meu condomínio ficar beirando á avenida.
        Na semana antes do final do ano estavam medindo a avenida,e vi quando a pessoa que efetuava a medição estava com o aparelho apontado para nosso condomínio,ao perguntar o mesmo informou que ate a portaria iria sair e no mesmo sentido da portaria existe 2 blocos….então porque não efetuar uma reunião com os moradores,porque a Caixa Econômica e a Prefeitura não vem conversar com os moradores que esse ano serão eleitores?
        Precisamos de um esclarecimento!!Urgente ate mesmo para acalmar nosso coração,ninguém quer ficar sem ter aonde morar mesmo porque pagamos por isso.
        Não tenho como ligar para celular se disponibilizar um fixo agradeço!

      • O endereço do escritório é Avenida Carmela Thomeu 582 ao lado da Pizzaria Carmela Thomeu em frente a caixa, o tel é 2279-7714 é o telefone do escritório, porém acho que só irá funcionar a semana que vem, pois mudamos de endereço, Grato Equipe do Vereador Pezão.

  34. Cristiano disse:

    Prezada Equipe do Pezão,

    Antes de mais quero agradecer ao vereador Pezão por este espaço.

    A minha dúvida é:
    Ao invés de duplicarem a avenida Papa João Paulo I, que já está totalmente apossada, por que não duplicam a Avenida 01 que tem espaço? e ainda nos livraria daquela área horrível que mais parece um aterro sanitário/químico.

    Até mais.

    • Bom dia eu trabalho com o Vereador Pezão quanto a este processo foi elaborado um estudo ao qual eles tomaram as decisões tentando evitar no máximo despropriação porém sem tirar do foco as avenidas principais tais como esta acima citada que servirão como um desafogo também para aqueles que utilizarão o novo trevo, Grato, Disponha; Equipe do Vereador Pezão.

      • Ednaldo disse:

        Prezada,Equipe
        Hoje li todos os comentários sobre as obras do caótico trevo. Não acredito em milagres dessa proporcão.
        Tendo em vista tamanho descaso da prefeitura à nossa populacao guarulhence; todos esses anos.
        Acredito que isso só vai ficar no ” bla bla bla ” para min essa obra só tem enteresse politico e não para satisfazer o bem estar da populaçao. Seria otimo ja voces estão dando a cara a tapas, nesta ” GRANDIOSA OBRA ” tenho certeza que essa equipe não ira decepcionar a população e honrar suas dignidades , fazendo valer o voto que lhes foi dado.
        Chega de sair fazendo coisas depois de protestos e tudo mais. Pensem grande. Ajudem a tornar esse mundo um pouco mais humano. Não repitam a mesma historia. Deixando de lado a ganancia de cargos publicos para favorecimento proprio e ajudando a melhorar o futuro das pessoas e tambem de seus familiares .
        Talvez esse meu discurso possa não valer de nada , mas ainda acredito nas pessoas de boa vontade. E que certamente voces fazem parte desse grupo !

        Grato pela atenção e um bom trabalho.

        Obs: Vale lembrar que estamos aguardando toda e qualquer novidade .

      • A obra do retorno já está em andamento a começar por desapropriações, etc; Sabemos que muitos falaram e nada fizeram, porém estamos ciente do tamanho da obra que beneficiará toda nossa região e adjacências, estamos a disposição da população, pois esta briga por esta obra também tem pedido nosso, Grato Equipe do Vereador Pezão.

      • Já começaram a derrubar árvores lá hoje no retorno!!

  35. Fábio disse:

    Olá Vereador!
    Gostaria de saber a quantas andam as obras para a duplicação da Av Presidente Juscelino Kub. em Gru, assim como o Trevo de Bonsucesso, pois até o presente momento não vi nada de obras, nada de desapropriação em frente ao shopping e etc. Estou preocupado, será que essa obra sai mesmo?

    • Não da para vermos um processo de desapropriação, pois só quem será desapropriado receberá a comunicação, quanto ao restante em breve começará a obra nas vias ; Equipe do Vereador Pezão.

      • Fábio disse:

        Ahh sim, pois então meu caro eu vejo o pessoal em frente o shopping Bonsucesso na entrada principal, (uma favelinha pequena que tem ali), fazendo é obras ali. Será que aquele povo não recebeu o processo de desapropriação? Vc saberia responder? Onde me refiro é na Av Presidente Jucelino com a Rua Manga, essas casinhas ficam ali, de esquina com essas duas ruas em frente ao shopping. O que nos diz?

      • A prefeitura sabe o que existia ai é com a área de habitação eles conhecem todas as casas, se não receberam carta é prq até agora não será desapropriado.

    • Já começaram a derrubar árvores lá no retorno !!

  36. Fábio disse:

    Olha eu sou leigo. Assim vos pergunto, após se receber uma carta de desapropriação, em qto tempo o morador, ou ocupador do imóvel, terreno tem que deixar o local? Em média mesmo, pode ser, não precisa ser exato. Ou há uma lei que determina o tempo de saída? Me ajuda com essa informação? Grato.

  37. flavio disse:

    boa tarde pezao!
    meu nome e Flavio, mais conhecido como Baggio
    moro no bairro do pimenta a trinta e dois anos,ja sofri com este trevo que nao da p/comentar
    quando o transito nao era por baixo da dutra o inferno era um pouco pior,tinha que descer do onibus atravessar a dutra e tomar outro ,hoje vou de carro junto com meu vizinho,tem que sair uma hora antes p/nao ficar travado por uma hora e meia ou mais,aquilo ali nao pode chamar de retorno e sim de inferno, a dona Dilma nao veio ali ronca papo furado dizendo que a verba ja estava liberada que as obras ja ia comecar em janeiro deste,a respeito de desapropriacao,nao pode demorar assim,trata de um problema serio ,tem que pagar o valor do imovel p/que o morador nao fique desamparado ,dar um outro lugar p/morar fazer alguma coisa, o que nao pode e chegar no dono e querer pagar coisas que nao agrade ai ele vai causar mesmo,nao val sair vai atras do direito dele,paga logo, a dona Dilma nao foi la falar que a verba estava liberada? por favor gente, acorda p/ o mundo,a fila anda penca bem se nao e falta de agir,ja fais trinta e dois anos,entra prefeito sai prefeito e o monte de merda continua,daqui a pouco acaba o mandato desde embrulhao que esta ai vao dizer que a grana liberada por dona dilma acabou ,ou foi desviada talvez p/pagar o processo do genuino.gostaria que voces sentice um poco de vegonha

    • Não temos nada a ver com isto quem esta afirmando é você que roubaram dinheiro, nós estamos acompanhando e temos vários pedidos do trevo, porém quanto ao valor aceita não temos este detalhes.

      • Não maltratamos a Senhora de maneira nenhuma estamos a disposição para esclarecimentos, qual outro Vereador esta dísponível para a população tentamos ser mais objetivo e acessível para dialogarmos com nossos eleitores, como uma ferramenta de prestação de contas com a população.,Grato.

      • A resposta Dna. Angélica o Sr Flávio esta afirmando que há desvio de dinheiro apenas citamos que nós da Equipe do Pezão não temos nada a ver com isto, Grato.

  38. Walquiria disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se realmente o retorno ao lado da Riachuelo no KM 213 sairá com alça de acesso para os dois lados da Dutra ligando também a Jacu Pessego/ Airton Senna para a Av. Papa João Paulo facilitando o acesso ao aeroporto, pois pelo que estamos vendo até o momento é que a Nova Dutra está aterrando a lateral sentido SP em vez de fazer uma ponte para facilitar as escavações para o novo retorno. Ou esta ligação e retorno será por cima da Dutra ?. Também gostaria de saber se as residências da Avenida Berinepe serão desapropriadas para a realização deste retorno ao lado da Riachuelo ? sabemos que existem burocracias mas gostariamos de saber se realmente este retorno sairá, pois isto facilitará muito o acesso da Airton Senna e aeroporto. E um falando uma coisa e outro fala outra então estamos confusos.

  39. messias disse:

    Espero que esta obra realmente tenha um efeito positivo, a parte ruim é que o transito deve piorar e muito durante as obras, pois devem bloquear algum acesso, e se o trânsito já não flui, imagina com acessos bloqueados. Nos resta apenas esperar!

  40. Primeiramente, se o projeto inicial do Trevo de Bonsucesso fosse mais bem elaborado, não seria necessário tantas mudanças no trevo…
    Encheram de semáforos, toda manhã é necessário deslocar agentes de trânsito para o local, que inclusive, mais que orientar o trânsito, eles ficam de olho para multar os cidadãos que tentam se organizar no meio de tantos caminhões, ônibus e automóveis…
    Já era sabido que o trevo serviria de retorno SP/RJ e RJ/SP além de servir para interligação entre vários bairros e o projeto sai com um trevo que possui vários X, e apenas 2 faixas!

  41. GENISSON@VIVOLOGISTICA.COM.BR disse:

    GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI PASSAR O ASFALTO NO BONSUCESSO PROXIMO A RUA SANTA MARIA E CRUZILIA

  42. Ricardo Nascimento disse:

    Boa noite gostaria de saber onde será este novo trevo de Bonsucesso, no mesmo lugar? E quanto ao viaduto que já está sendo construido mais á frente na Dutra, é verdade que este retorno será particular? Ou seja, somente das empresas da região? e quanto á obra ao lado da Riachuelo na Dutra?

    • o novo é nos mesmo lugar porém com novas alternativas, o viaduto é particular das empresas,porém conseguimos a pavimentação do retorno até o Álamo através destas empresas, e na Riachuelo é a ligação presidente Dutra a jacu pêssego; Disponha; Equipe do Vereador Pezão.

  43. izamar disse:

    desatualizado esse seu blog hem, nao fala nada com nada, nao mostra como vai ficar a papa joao paulo, vç e todod os politicos nao tem resposta para nada, mas nas urnas eu pelo menos te darei uma resposta a vç e a todos

  44. izamar disse:

    acho engraçado qdo procuro sobre desapropriaçao entra vç com esse blog que nao sabe de nada, se nao sabe porque seu nome consta disso, so vç ta ai p dar um belo pezao na gente, equipe sua se informe e tenha mais boa vontade de responder, ja que so entra o seu, fiz um monte de reuniao com o sr. prof.moacir, sr.atilio, e so bla bla bla, sei que é vero a desapropriaçao na papa vem, mas ninguem tem coragem para nos dizer quando e como, blz, outubro ta ai, essa como disse da outra vez eu vou responder a vç e outros. boa noite sr. PEZAO

    • O Sr. poderá estar indo até a secretaria de habitação se informar do que realmente ser[a desapropriado,Grato Equipe do Vereador Pezão.

    • Arturo disse:

      O Sr. Vereador sabe que existem 31 desapropriações para o chamado “novo Trevo de Bonsucesso”, 8 do lado de Bonsucesso e 23 pelo lado o que estão chamando de Corredor Pimentas? (lado Juscelino). E mesmo anunciando o início das obras, nenhuma desapropriação foi efetivada?….e que a área do contorno onde tem o mastro da cidade é metade em mãos privadas?…e a prefeitura invadiu a área sem o devido pagamento….cometendo esbulho, roubo. Fazer a obra todo mundo sabe que tem que fazer….mas legalmente, não invadindo e esbulhando propriedade particular.

      • Você pode entrar em contato com a Habitação, lá é o local mais certo para ter esta informação
        .

      • Toda obra gera algum tipo de problema e sabemos que irão haver despropriações, porém a Prefeitura está tentando fazer o mínimo possível para não gerar maiores consequências, tendo visto o Rodoanel que fez um estrago imenso em Guarulhos com desapropriações.

  45. viviane barros disse:

    Boa noite sou moradora da papa joao paulo e como todos extou preocupada com as possiveis desapropriacoes e gostaria de saber é verdade .

  46. Leo disse:

    Só espero que não coloquem semáforos nesse trevo e, a propósito de quem foi a grande ideia de colocar semáforos no atual trevo ???6

  47. alice brainer de almeida disse:

    e as obras do campo e do posto de saude aqui no jardim alamo ate agora so promessa kkkkkkkkkk

    • Temos reunião sobre o campo quarta feira as 14:30 esta convidada,pois esta verba nós conseguimos através da deputada Janete Pietá, quanto ao posto não prometemos para o Álamo posto agora apenas foi definido o local que será construído, Grato Equipe do Vereador Pezão.

  48. antonio cunha disse:

    ola equipe do vereador pezao gostaria de saber se ejiste algum plano para construçao de uma marginal no corrego baquirivu do jardim alamo,ate o trevo de bonsucesso,se ejiste,me diga se e dos dois lados do corrego e data do inicio de obras ha começar, pois tenho interesse em saber moro proximo
    grato- Antonio cunha

    • Existe uma beirando a via Dutra que saíra no verdadeiro acesso do Álamo que é na rua da empresa Cave , quanto as margens do Rio existe a continuação da Mario Covas que vêm de Arujá até o Cecap esta obra é do Governo do Estado; Equipe do Vereador Pezão

  49. Senhores,moro na Rua Arthur Victor Brenneisen, CEP 07179-020 ,a rua quase toda foi pavimentada ,resta somente um trecho sem o asfalto ,porém esse mesmo trecho nem guias tem,gostaria de saber se tem algum projeto para finalizar o asfalto dessa rua ,pois nem as maquinas da prefeitura vai lá para tampar os buracos

  50. flavio disse:

    meu nome e Flavio moro ali a trinta e dois anos
    bom dia!
    pezao pelo amor de deus,me diga o que fizerao naquele maldito trevo de bonsucesso,abrirao uma merda de uma pista,fecharao a saida que tinha p/dutra,tumultuarao o transito todo em uma saida que nem passa ninguem,e um verdadeiro conta gota passa um carro por ves,tenha um pouco de inteligencia , que engenheiro de trafego voces tem em guarulhos,colocarao um ginicologista p/ sinalizar la ,que cuida de uma via que so entra e sai? os pontos de onibus todos lotado,pessoas perdendo a hora do trabalho porque os coletivos nao consegue passar naquele inferno ,tive que levantar uma hora mais cedo fui ate o trevo de aruja paguei dois pedagio p/conseguir chegar ao trabalho a tempo .pocha eu sei que esta so no inicio das obras,mas deicha a saida do jeito que estava,feche la encima quando o motorista deicha a dutra p/ganhar um pedaco insignificante tumultuando a saida ,fazendo o transito ir parar la em baixo da ponte,pede p/este engenheiro si e que e engenheiro porque p/fazer uma cagada da quelas so pode ser um jumento abestado com tapas de burro na orelha ,vai la ver de perto pezao o que foi feito por estes incopetentes mal instruidos .
    bom dia !

  51. Pezão ,concordo plenamente com o Flavio e mais esqueceram plenamente dos pedestres ,sumiram com o ponto de onibus da entrada de bonsucesso deixando milhares de pessoas a ver navios ,sem contar na beirando o córrego agora temos que atravessar duas vias e não tem nem um tipo de sinalização ou faixa para pedestre, o Link acima esta lindo e perfeito mais aquelas fotos foram tiradas no final de semana não condiz com a realidade dos dias úteis

  52. elisangela disse:

    O trevo ficou uma merda todo dia tem transito ,ta uma porcaria agora assim é hora de fazer um protesto e acabar com a palhaçada que fizeram ali cagarão e ainda sentaram em cima ficou péssimo o que já era ruim pelo amor de Deus façam alguma coisa naquele trevo .
    O ponto que tiraram la do retorno foi a pior coisa que fizeram e por lá em cima não tem nem comentários ali é perigoso e escuro a noite e apertado os carros passam quase em cima da gente. ver se faz alguma coisa pra consertar a merda que voces fizeram

    • Toda obra gera transtornos veja o tamanho da obra leia a matéria nosso mandato esta avisando a mais de um ano que aconteceria isto, mas creio que ninguém acreditava que ia sair o retorno, quanto a protesto a obra é legal não tem nada para fazermos a não ser esperarmos as conclusões das etapas, daqui a um tempo todos estarão passando pelo retorno livremente sem trânsito, Grato Equipe do Vereador Pezão.

  53. angélica disse:

    Nossa esse trevo ta um verdadeiro “inferno” se antes ta ruim agora tá pior com inicio dessa obras…O população está sendo afetada de qualquer forma!!! Sem falar do ponto de Ônibus que tiram e colocaram em uma zona de total insegurança. Equipe do vereador Pezão, pega micro Ônibus todos os dias lotados ? Acredito eu que não!! Alias nem um governante pega ônibus lotado todos os dias pra ficar 40 mim, ou até mais parado no transito do trevo em pé dentro do coletivo lotado ainda micro-ônibus. Quem sofre com tudo isso somos nos população!!!
    Tenho vergonha ….

  54. Rogério S Dantas disse:

    Caro vereador pezão eu passo todos os dias no trevo para ir ao trabalho e percebi que desde segunda feira dia 07/04/2014 fecharam o acesso a rodovia Dutra pelo motel virtual causando um verdadeiro inferno no transito agora somos obrigados dar a volta no balão todo e subir para a rodovia pelo acesso do motel del rio,bem não sei o motivo para tal interdição mais esta causando um transtorno terrível pois eu demorava uns 30 minutos para retornar pela manhã agora estou levando 1:20hs em média.
    Caro vereador peço que intervenha por nós peça que reabram esse acesso pois está sendo quase impossível retornar no trevo de bonsucesso.
    Desde já agradeço pela atenção

    • Não temos o que intervir todos estes fechamentos de acessos, etc, fazem parte da Obra que por sinal é muito grande sempre reclamamos do Retorno, porém agora que conseguimos colocar em prática a obra em consenso entre Vereadores, Prefeito e Governo Federal , não podemos esquecer que depois de tudo isto não haverá mais trânsito, mas leia a matéria toda a 1 parte é de 90 dias, depois vão liberando; Grato Equipe do Vereador Pezão.

      • Rogério S Dantas disse:

        Vamos ver então se os prazos vão ser cumpridos pois não existe maquina nenhuma trabalhando no local,essa obra não vai resolver em nada só estão arrumando espaço para acomodar mais veículos parados se não fizerem outro retorno entre Cumbica e Bonsucesso em pouco tempo essa (maravilha) do novo trevo de Bonsucesso vai ficar igual ao antigo ou pior,como sempre nariz de palhaço na população.

      • O retorno da Jacu pessego também será feito, porém o de Bonsucesso é precário e todos sabemos, também estamos fiscalizando para que as datas sejam cumpridas, Grato Equipe do Vereador Pezão.

      • Pode acreditar que está obra mudará com a nossa região, pois o trabalho que será feito é para que sane o problema,Grato Equipe do Vereador Pezão.

  55. ALINE disse:

    Torço para que o trevo fique bom, porque ele já era ruim e agora em obras piorou.
    o percurso que eu gastava 20 minutos agora levo 57 minutos.

  56. antonio cunha disse:

    jente hoje quinta feira 10/04/2012
    exatamente 14 horas tinha um mane cavucando ou mechendo com uma retro escavadeira em baixo da ponte do trevo de novabonsucesso e isto que se chama,construir um nono trevo kkkkkkkkkkkkkkkk,so para dizer peguei uma fila de carro desde atras do shopim ate aquele bendito posto de gasolina que vou te falar nimguem aguenta,na minha opiniao
    vao dizer na eleiçao,se o partido que faz parte o entao prefeito nao ganhar,a recandidatura a obra para,
    assim, ja e costume começar e fazer chantagens,e ai amigos que trabalha com o pezao
    que tem a dizer,pergunto mas ja sabendo as resposta politicos sabem ser politicos e levar no bico.
    um homem que ja sabe como e a vida,vamos que vamos mostre trabalho!

    • Sofreremos com a obra, pois toda obra gera transtornos e os maquinários começarão a escavar alargando o Túnel, que hoje são de 3 pistas passarão a ser 7 pistas com saídas para todos os bairros adjacentes, Grato Equipe do Vereador Pezão.

    • Nosso trabalho é todo voltado para nossa região para isto Pezão foi eleito, quanto ao trevo a verba está liberada apenas firmando a parceria que a Presidenta Dilma tem com nossa cidade, a obra ocasionará alguns transtornos mas se vc ler toda matéria verá que exite prazo a serem cumpridos por etapa, então independe de eleições, mas caso a Dilma não seja reeleita seremos tratados igual o Governo do Estado nos trata, deixando Guarulhos sem recursos estaduais, Grato Equipe do Vereador Pezão.

  57. antonio cunha disse:

    ola vereador pezao cade as maquinas pra o inicio das obras do trevo de novabonsucesso
    a obrigado por deichar este espaço para comunicaçao

    • Claro estamos a disposição da população a informação que temos e estamos fiscalizando é que esta semana as máquinas estariam trabalhando, porém por motivos da chuva atrasou, estaremos verificando, o mais importante é que tem prazo para ser entregue a obra e estamos de olho nisto, Grato; Equipe do Vereador Pezão.

  58. Patricia disse:

    Boa noite vereador, até antes de me mudar para a Rua Santa Maria, presenciei a pavimentação de várias ruas vizinhas inclusive parte da Santa Maria sempre antecedendo às eleições, mera coincidência não é, e percebi que este bairro é muito abandonado, o bairro do Carmela é mais novo e praticamente todas as ruas são asfaltadas, não entendo o porquê? Gostaria que verificasse o porque esta rua está pavimentada somente até a metade, sendo que a documentação na prefeitura consta que ela está totalmente pavimentada? provavelmente houve desvio ou tem outra explicação? Qual procedimento posso tomar junto aos moradores?
    Outro detalhe (só detalhe) é a iluminação, o que chega a ser ridículo, pois uma cidade como guarulhos ainda ter ruas sem iluminação pública, o que é um direito nosso, ou com postes de madeira!!? meu esposo foi na Bandeirante e pediram pra ir na Prefeitura pedir o braço pra Bandeirante ligar a luz.. que burocracia idiota! resumindo, ele pediu e deram um prazo de 30 dias, mas já fazem uns 8 ou 9 meses que estamos aguardando, como sempre o povo sofre com o descaso do poder público.. temos cara de palhaço, para que serve o imposto que pagamos, só para levar os políticos para viagens?? Desde já agradeço e aguardo um breve retorno.

    • Bom Dia Nós assumimos em 2013, desde então em nossa campanha firmamos o compromisso de pavimentar Bonsucesso e a pavimentação só começou após nós assumirmos o mandato antes da eleição não houve pavimentação, o Vereador é morador da região há mais de 30 anos, quanto algumas ruas que não foram totalmente pavimentadas é problema de licitação anteriores, caso queira um esclarecimento maior venha até nosso escritório, quanto a viagem o vereador Pezão não fez nenhuma até porque ele só faltou na câmara por motivos de saúde, nosso escritório regional esta localizado na Av. Carmela Thomeu, 582, em frente a caixa econômica federal, Grato; Disponha ;Equipe do Vereador Pezão.

  59. Fábio disse:

    Gostaria de saber se há um e-mail onde eu possa mandar uma sugestão com fotos, já que por aqui no blog, não tem como anexar fotos. Minha duvida é sobre um terreno enorme que fica na Juscelino Kubitschek paralelo ao meu condomínio, onde todas as 300 famílias do condomínio, mais moradores vizinhos do condômino, gostariam de ver uma rua de acesso para a Juscelino Kubitschek. Falando assim fica mesmo difícil já que vocês não devem conhecer ou se lembrar da área. Por isso eu pergunto, tem como me conceder um email? Pois se a prefeitura conseguisse abrir esse acesso a Av Juscelino Kubitschek, ia nos ajudar tanto que vocês nem fazem ideia. No aguardo.

  60. marlene disse:

    Boa tarde! Vereador, parabéns pelo seu trabalho de estar mantendo este espaço para população, em breve me mudo para a rua fernando luz em bonsucesso e gostaria de saber se há como verificar a iluminação dessa rua que é muito escura. Grata.

    • O Sr. pode estar nos visitando em nosso escritório na Av. Carmela Thoemu, 582, Vila Carmela, Grato; Equipe do Vereador Pezão.

    • Bom dia desculpe a demora no retorno,pois estávamos fazendo alguns ajustes, precisamos verificar para fazemos o pedido junto ao órgão competente, estamos a disposição nosso escritório é na Av. Carmela Thomeu 582, em frente a Caixa econômica, pode fazer também o pedido pelo Facebook, Grato.

  61. Ricardo disse:

    Caro Pezão pedimos a sua ajuda para tentar intervir na atual e péssima condição das linhas de micro ônibus do Jd Álamo x Cecap e Jd Álamo x Term Pimentas.
    Os micro ônibus não respeitam horários, por volta da hr do almoço principalmente é comum ficar ali no trevo esperando o transporte por hrs, é muito comum vê-los na linha e quando desce o último passageiro eles retornam a linha daquele ponto mesmo e não vão até o ponto final do Álamo, micro ônibus sem o cobrador, quando com cobrador o mesmo não fica em seu posto (catraca) mas sentado ao lado do motorista conversando os dois (e colocando a vida dos passageiros em risco), no ponto final por várias vezes presenciamos motoristas e cobradores no bar e não se preocupam com o hr da linha, ás vezes saindo com garotas no micro ônibus e indo para trás do Golf.
    Enfim parece uma lotação de 5º categoria e não uma linha de ônibus e quem paga é o povo.

    Nos ajude por favor, só temos estas “linhas” e elas sem funcionar deixa o povo na mão.

    • Estamos com este problema não só na linha do álamo, mas na maioria dela inclusive Carmela, Água azul,etc. como Vereador convocamos o secretário de Transporte para prestar esclarecimento na câmara municipal para dar explicações, estamos tendo reuniões frequente para conseguirmos uma solução que seja boa para a população continuaremos na luta por melhorias caso queira venha até nosso escritório para tirarmos mais dúvidas fica na Av. Carmela Thoemeu ,582, em frente a caixa econômica, obrigado pelo contato; Grato

    • Estamos com este problema não só na linha do álamo, mas na maioria dela inclusive Carmela, Água azul,etc. como Vereador convocamos o secretário de Transporte para prestar esclarecimento na câmara municipal para dar explicações, estamos tendo reuniões frequente para conseguirmos uma solução que seja boa para a população continuaremos na luta por melhorias caso queira venha até nosso escritório para tirarmos mais dúvidas fica na Av. Carmela Thomeu ,582, em frente a caixa econômica, obrigado pelo contato; Grato

  62. Claudinei disse:

    Vereador Pezão ,moro no condominio que fica na Av Papa João Paulo I,atual 6050,vai desapropriar também são 200 apartamentos no local?…

  63. Oliveira disse:

    Prezados com as obras do trevo de bonsucesso tem uma enorme parte da população que está precisando da intervenção de alguém ,mudaram os pontos de onibus não sabemos se é provisório ou definitivo ,porém não colocaram nem um tipo de cobertura e como nos últimos dias está chovendo ,gostaríamos de saber se esse pontos de onibus vão ganhar sinalizações e cobertura ?

  64. Carlos disse:

    Esse Governo do PT é uma VERGONHA, vejam a Rodovia Presidente Dutra está passando por obras de alargamento e novas vias, e de Domingo a Domingo se vê trabalhadores por lá, agora no TREVO DE BONSUCESSO não se vê ninguém trabalhando….opá tem sim alguns operários de baixo do via Pista da Dutra fazendo a contenção do muro e só trabalham de Segunda a Sexta, poxa quantos milhões gastos e só isso….Prefeito peça ajuda a nova Dutra o senhor já viu quantas linhas de frente tem trabalhando lá e de Domingo a Domingo

    • A Nova Dutra é uma empresa que tem a Concessão da rodovia, não tem nada a ver com a Prefeitura de Guarulhos, o Trevo de Bonsucesso será inaugurado em 2015, estamos acompanhando e cobrando também . pois utilizamos este Trevo também,Grato Equipe do Vereador Pezão.

  65. Morador disse:

    O que esta sendo feito embaixo do viaduto está sendo pago pela Nova Dutra, o dinheiro da obra do trevo de bonsucesso, segundo os engenheiros já foi depositado na conta da prefeitura, mas a mesma esta enrolando… Qualquer pessoa com disernimento basico de desenho, pode olhar o projeto e ver que é impossivel construir aqui, nao existe espaço para isso… OLHEM O PROJETO DO DESENHO E TENTA IMAGINAR COMO SERIA… É IMPOSSIVEL, TERIA QUE DESTRUIR TODA A PAPA JOAO PAULO I, ATÉ A BASE….

  66. Morador disse:

    Este trevo tem uma solução muito simples, basta tirar os guardinhas de transito, sempre que eles estao no trevo tem transito, e abrir a alça que sai na dutra ali na ponte perto do sakamoto, com isso não teriamos muito transito.

  67. Renato oliveira disse:

    Já tenho um aviso em mãos que minha casa que fica na avenida papa altura do número 2400 vai s e r desapropriada e irão pagar o valor comercial da região gostaria de saber qual valor do metro quadrado comercial desta região obrigado

  68. flavio disse:

    bom dia !gostaria de saber porque as obras do trevo bonsucesso pararao,,ja acabou a grana ?comerao toda a verba ja? fizerao 100 metros de asfalto,trancarao a saida que tinha ,levarao os maquinario embora, que merda de trevo e aquilo,placas de anuncio de um novo retorno tem um monte ,so que elas nao da para passar o transito nao meu amigo . a onde esta as obras ?

    • Esta sendo feito um corte de terra por debaixo da ponte para que não feche nenhuma via, estamos atentos também pois esta obra é de grande valia para Bonsucesso queremos ver funcionando. Grato Equipe do Vereador Pezão.

  69. leticia dantas disse:

    que merda eu nao sei qual onibus eu pego para ir au bonsucesso so que eu moro presidente dutra

  70. Cibele Souza disse:

    Olá, sou futura moradora em um condomínio na Rua Fernando Luz, na Agua Chata, Bonsucesso.
    Estamos com um grande problema, não tem iluminação na rua, e com isso , estão ocorrendo vários assaltos, já fizemos abaixo assinados, pedimos ajuda a outros políticos e nada. Por favor, nos ajudem, são dois condomínios nesta rua e estamos todos com muito medo.

  71. antonio cunha disse:

    ola aquele corte debaxo da ponte nao poderia ser mais rapido
    esta trablhando em passo de tartaruga,que esta havendo
    estão ganhando tempo,pra que acabe a eleição
    diga ai, não vale dizer igual diz politicos esta fraze… eu acredito…
    tem que ser na lata diz ai pessoal
    vamos desenrrolar,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  72. antonio cunha disse:

    vamos deixar de votar ou votar em branco,se nao atingir as votações a eleiçao sera cancelada
    signufica que nao estamos contente com nossos governante,e voces nao poderão
    mas se candidatar seus manés teremos outros candidatos
    portanto trabalhem e deixem de passar a pena em nós

  73. Luiz Marcelo disse:

    Olá… Alguém poderia me informar se vão realmente construir um novo retorno aqui na Dutra km 213 ? seria a ligação da Jacu Pêssego com a Papa João Paulo. Gostaria de saber se vcs tem o projeto de como ficaria essa obra, principalmente com relação as alças de acesso e desapropriações. Obrigado

  74. Fabio Rodrigues disse:

    A prefeitura de guarulhos muito divulgou o inicio das obras do trevo de bonsucesso desde o final do ano passado. Lançou em sua imprensa oficial a inauguração da obra em fevereiro desse ano; a empresa responsável pela obra colocou data de inicio em abril de 2014 e previsão de término em agosto de 2015 ( Honestamente o gerente de projetos dessa obra tem de voltar a estudar).
    O que foi feito até agora? Simplesmente quase nada.
    Gostaria se possível, que fosse passado à população maiores informações sobre intervenções do ministério público na obra, um escopo do projeto definitivo e um por que de não estarem mexendo onde não se depende de desapropriação?

    • Boa Tarde aqui é o Téo trabalho com o Vereador; Estão fazendo a parte de escavação que é um trabalho vagaroso, quanto as desapropriações tenho que fazer um levantamento para saber em que pé anda, Grato Equipe do Vereador Pezão.

  75. Fabio Rodrigues disse:

    Boa noite Téo.
    Gostaria de saber se você conseguiu fazer o levantamento sobre as desapropriações que envolvem a obra do trevo de bonsucesso?
    Aguardo por um feedback

  76. Sandro Moda disse:

    Boa tarde a todos,

    A mais de um anos escrevi neste blog, questionando o inicio das OBRAS para correção do trevo de boncucesso, pois na primeira intervenção conseguiram piorar a situação, OS CONSEGUEM!
    Sou usuário diário e a mais de 2 meses não vejo ninguem trabalhando na OBRA, nunca votei em nenhum palhaço do PT, mas como estamos numa democracia e a maioria decide temos que aguentar estes incompetentes, no entando como cidadão tenho o direito de cobrar melhorias para a cidade onde moro e o deve de fiscalizar.
    Caro Vereador,
    Favor me informar qual o orão responsável por esta obra, qual a empreiteira que ganhou a licitação do projeto e porque não tem ninguem trabalhando para arrumar este trevo.

    Obrigado pela atenção
    Sandro Moda

    • Estão trabalhando todos os dias havia uns tapumes colocados justamente para não criar mais curiosidade e piorar mais ainda o trânsito, não tenho estes dados agora, mas assim que puder te repasso, na secretária de obras seria mais fácil, mas estarei repassando; Equipe do Vereador Pezão.

  77. Carlos disse:

    Bom dia Téo gostaria muito que vossa senhoria como moderador do site, tenha consciência e mostre para nosso representante na Câmara Municipal o Vereador Pezão essa denuncia que vou fazer, e espero que não tenha edição no que vou dizer.
    Conseguimos através de um fonte confiável que a Prefeitura do nosso Município não está pagando a construtora “Andrade Gutierrez” tanto é verdade que eles estão abandonando a obra, cito mais, e até o momento a Prefeitura não desapropriou nenhum imóvel.
    Espero que nosso vereador Pezão me prove ao contrário, é sabido que o PT e seu partido, porém não achamos justo o que está acontecendo.
    Estamos incansavelmente conversado com a Redação do SPTV para expor esse caso a todos Guarulhenses.

  78. Cley disse:

    O Sr. Carlos acima tem razão, a Empresa que estava construindo o trevo, não sei se era a Andrade Gutierrez, abandonou a construção desta obra por falta de pagamentos, segundo uma fonte me informou e estamos abandonados, pois estamos em rota de colisão (desapropriação) e até hoje a Prefeitura somente publicou os decretos de desapropriações e nem comunicou-se com ninguém, confirme Sr. vereador

    • Cley disse:

      Parece que após quase 30 dias, sua equipe não conseguiu ir até o trevo de Bonsucesso ou à Prefeitura para poder dar uma resposta.
      Obrigado pela desatenção.

      • Dna Cley Boa tarde, me desculpe pela demora na resposta aqui é o Téo. trabalho com o Vereador, no trevo de Bonsucesso há uma placa que diz qual é a empreiteira( no momento me falha a memora) e demais informações, as obras parecem estarem paradas, mas é a pior parte que estão acontecendo as desapropriações, porém tem data prevista para término, e o ano que vem vão viabilizar a liberação de algumas pistas a mais o que deverá desafogar o Trânsito, estamos fiscalizando, pois esta obra é de suma importância para nossa região; Equipe do Vereador Pezão.

      • : O vereador Pezão vem buscando solução junto ao governo e em breve estaremos repassando as informações concretas.

    • Dna Cley Boa tarde, me desculpe pela demora na resposta aqui é o Téo. trabalho com o Vereador, no trevo de Bonsucesso há uma placa que diz qual é a empreiteira( no momento me falha a memora) e demais informações, as obras parecem estarem paradas, mas é a pior parte que estão acontecendo as desapropriações, porém tem data prevista para término, e o ano que vem vão viabilizar a liberação de algumas pistas a mais o que deverá desafogar o Trânsito, estamos fiscalizando, pois esta obra é de suma importância para nossa região; Equipe do Vereador Pezão.

  79. Antonio Cunha disse:

    oi vereador Pezao eu gostaria de saber como faço para conseguir com a prefeitura umas colocaçao de tartarugas em minha rua onde eu resido sito rua tocantins é uma rua de so um quarteirao,esta rua esta sendo muito uzada por uns motoqueiros para pratica de empinar motos
    causando muitos barulhos e perigo pra a populaçao o barulhos e tanto que chega disparar alarmes de carros,por favor se voce puder me ajudar nesta tarefa agradeço de coração
    grato – Antonio Cunha

  80. Sandro disse:

    Volto neste blog para deixar minha indignação com o tratamento que o população guarulhense tem recebido, destacando nos ultimos 16 anos de administração executiva do partido dos trabalhadores.
    Ontem fiquei 2 horas para passar o trevo de bonsucesso, para mim que tenho carro proprio o sofrimento não foi tão intenso imagino que teve que andar na chuva, pisando em barro. Absurdo. Mulheres, crianças idosos. Muitos cidadões de bem. O que me confortou naquele momento é muitos deles votaram neste atual chefe de quadrilha, ops prefeito.
    Venho parabenizar o Sr. Vereador Pezão e sua equipe que são os únicos que dão a cara para a sociedade guarulhense e compartilham nosso sofrimento, mesmo sendo impotentes para nos ajudar. E fica uma conselho sai do PT você não é igual a eles.

    Obrigado pela atenção

    • Ontem foi um dia a tipico, pois estávamos no local na hora e foi o Rio que transbordou por isto ocasionou aquele Caos, quanto ao Partido nem todos são iguais há corruptos em todos segmentos de nossa vida infelizmente, já conseguimos com ajuda do Governo Federal que seja feito um novo retorno, estaremos sempre do lado da população somos do PT, mas somos eleito pelo povo e por isto temos este compromisso com a população da Região de Bonsucesso e estamos a disposição, continuaremos cobrando e fiscalizando a obra que se intensificará neste ano, só assim conseguiremos nos livrar do s constantes congestionamentos local, Grato.

    • : O vereador Pezão vem buscando solução junto ao governo e em breve estaremos repassando as informações concretas.

  81. Emerson Santos disse:

    Olá, tenho acompanhado o blog e vejo que ninguém dá as respostas que nós, população sofrida exige. O que aconteceu com as obras? Após as eleições tudo mudou?
    Queremos uma resposta plausível sobre o porque, uma obra de tanta importância é parada desta forma.
    O Sr Vereador Pezão esteve aqui na feira do Jd Triunfo apertando a mão do povo, porque o Sr não vem agora explicar o motivo do abandono das obras do trevo de Bonsucesso?
    Estou reunindo fotos e filmagens do nosso sofrimento diário para enviar para a imprensa, quem sabe assim os Senhores resolvem aparecer e dar uma explicação.
    Teo, tenho reparado em várias respostas suas que no momento você não tem a informação. Procure a resposta antes de responder as dúvidas do cidadão, respostas sem a informação correta é a mesma coisa de um ser alfabetizado que não compreende o que lê.

  82. Diego Piccini disse:

    Bom dia.
    Vereador, você sabe dizer o por que faz mais de um mês que não tem ninguem trabalhando no trevo de bonsucesso.
    Passo lá todos os dias e não tem nenhuma movimentação por lá quanto a obra.

  83. Valdiney disse:

    Boa tarde, li os demais comentários e questionamentos e já estamos em 2015.
    E até agora pouco foi feito, sou morador da região e convivo com esse caos diariamente, quando saiu para trabalhar as cinco da manhã e vou da faculdade as nove da noite, eu e demais moradores já estamos no limite da tolerância com a máquina pública.
    É vergonhoso o descaso das autoridades, até quando vão nos submeter à isso?
    Guarulhos não merece ser depreciada desta forma.
    Nós moradores de Bonsucesso e região precisamos de mais Atenção!!!
    Isso é apenas um desabafo de um munícipe que paga seus impostos, e não tem o ” retorno ” devido.

    • Com certeza Sr. Valdiney é muito ruim a situação que se encontra também sofremos com os problemas pois passamos pelo trevo várias vezes ao dia, mas o vereador Pezão vem buscando solução junto ao governo e em breve estaremos repassando as informações concretas.

  84. Sandro disse:

    Pessoal,

    Vamos para denunciar este descaso porque senão nas próximas eleição que já o ano que vem vão vir com mais mentiras que enganam a maioria da população.

    Se não deixarmos claro para todos que o PT esta acabando com Guarulhos, eles vão se eleger novamente e novamente. Não sou filiado a nenhum partido mas temos que pelo menos mudar.

  85. ANTONIO CUNHA disse:

    oi pessoal do gabinete do vereador pezão quero dizer umas coisas a voces e gostaria de um retorno,por favo.
    Eu fiz um denuncia ja esta fazendo uns 15 dias,denuncia e fiz de tl mesmo direto com a secretaria de saúde informando que eu vi e estou ainda vendo uma vala tipo posso cheia de matos e água parada esta perigando criar mosquitos de dengue ou mais coisas.
    So que eu quero ficar anonimo por motivo de ser vizinho,a moça que me atendeu ao tl foi mal educada dizendo que eu estava muito nervoso ao falar com ela,mas claro ela me diz que eu teria que esperar o pessoal da zoonose passar por aqui rssss ei falei a ela que o mosquitos a nascer nao ia esperar,ela desligou dizendo que nao era problema dela eu teria que esperar eu liguei a zoonose eles me disseram para eu ligar a secretaria de saúde pode isto é brincadeira né.
    Por favor vereador isto por nós né os mosquito também pode picar mais gente

  86. Francisco Carlos disse:

    Senhor Téo eis aqui uma resposta coerente para dar aos eleitores de Senhor Pezão!!!!Tanto a Caixa quanto a Prefeitura parecem não se entender quando o assunto são as obras intermináveis do Trevo de Bonsucesso. Com prazo previsto para sua entrega em 11 de agosto deste ano, o cenário presenciado nesta quarta-feira, 14, pelo GuarulhosWeb não inspira confiança na conclusão das benfeitorias propostas pelo Governo Municipal no prazo estabelecido.

    Em entrevista ao GuarulhosWeb no dia 16 de dezembro do último ano, o prefeito Sebastião Almeida (PT) admitiu a paralisação das obras, mas ressaltou que mesmo com este imprevisto, nada afetará sua entrega que foi protelada para agosto de 2016, informação esta que contradiz o painel informativo no entorno empreendimento, que custará aos cofres públicos R$ 83 milhões.

    De acordo com informações apuradas, as obras para readequação do Trevo de Bonsucesso, que ao longo dos anos sofreu inúmeras transformações, se encontram sem nenhuma ação a pelo menos 3 meses. No último dia 2 de dezembro, Almeida rescindiu o contrato firmado com o Consórcio Andrade Gutierrez / Queiroz Galvão, empresas envolvidas no escândalo da Petrobrás, denominado de Operação Lava Jato.

    Mesmo com o contrato rescindido e com obras paralisadas, o Governo Municipal realizou o pagamento de R$ 1 486.188,69 às empresas. E como justificativa alegou ser essencial à Secretaria de Transporte e Trânsito, para melhoria da mobilidade urbana do município em especial na redução dos transtornos enfrentados por munícipes da região de Bonsucesso e Pimentas em seu deslocamento diário através do transporte coletivo e por automóveis.

    Já a Caixa Econômica Federal ressaltou que a contratação e execução da obra é de responsabilidade da Prefeitura. Ela também apontou que a paralisação das obras no local se deve ao fato do projeto apresentado pela Administração Pública conter pendências técnicas de engenharia. Entretanto, a Caixa afirma já ter solicitado tomador que solucione estas pendências para que se torne possível a finalização da avaliação do projeto.

    O prefeito justificou a operação de distrato, realizada no mês passado, com as empresas de engenharia se deu por conta das empresas não estarem aptas às condições estipuladas pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento do empreendimento. “Tem a ver com o preço da obra, até porque a Caixa tem uma tabela de preços e a empresa que vence o processo licitatório tem que se adequar a essa tabela colocada pelos técnicos da Caixa”.

    Na tarde desta quarta-feira, 14, a reportagem do GuarulhosWeb visitou às instalações do empreendimento e pôde constatar a ausência de operários e maquinários. Contudo, foi encontrado materiais de construção abandonados. No entanto, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos sobre o motivo do pagamento e tampouco quando será retomado os trabalhos naquele local.

    • Sr.Francisco soltamos nossa nota quanto ao Trevo de Bonsucesso o Mandato do Vereador Pezão soltou a nossa posição!!

      • João disse:

        Boa noite.
        Não entendo porque os guardas colocam cones no trevo para passagem de 1 (um) só veiculo deixando um transito de vários kilometros na Dutra nunca entenderei o raciocínio destes guardas da prefeitura de Guarulhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Bom Dia também não entendemos Sr. João também achamos que melhoraria o fluir do trânsito sem os cones.
        Muito obrigado pelo seu contato e curtida em nossa página do Facebook. Gostaríamos de manter contato com todos nossos amigos e seguidores para melhorar cada vez mais nosso mandato. Para isso, precisamos que faça um cadastro simples conosco a fim de estreitarmos essa relação, com os seguintes dados :
        Nome Completo:
        Endereço Completo:
        Data de Nascimento:
        Telefone para contato:

        Grato,Equipe do Vereador Claudilson Pezão!
        Disponha!!

  87. flavio disse:

    Boa tarde ! e FLAVIO novamente, entao o que aconteceu com o famoso trevo de bonsucesso ? fizeram 100 mts de asfalto ,ficaram um ano fazendo um reforco em baixo da ponte ,agora sumiram nao vejo nada de obra la, so vejo as placas que voces mentirosos colocaram la, o mato tomou conta de tudo ,voces se lembram quando a presidenta de bosta foi anunciar os R$80.000,000,00 la ? pois bem e ate agora o que foi feito la ? porcaria nem uma, nao passa de um partido desgracado igual o de voces mesmo,meintirosos salafraio ladroes sem vergonha . alias Guarulhos inteiro esta jogado as merdas . tem coragem de dar alguma explicacao ? sem mentiras por favor !

  88. Fabio Rodrigues disse:

    honestamente a paciência com essa administração esta por um fio.
    Começo a achar que esta chegando a hora de fazer algum barulho e chamar a mídia. Fechar a via Dutra várias vezes consecutivas, afinal já estamos acostumados a ficar presos naquela obra interminável mesmo. Colocar cartazes ressaltando nossa incompetente administração municipal e lembrando que a Presidente Dilma veio a Guarulhos pedir votos na sua campanha. Uma das promessas dela foi o repasse do dinheiro Federal para essas obras e fiscalização no andamento.
    Nada acontece e sequer fazem questão de prestar esclarecimentos.

    • A obra esteve parada porque as empresas que estavam trabalhando foram citadas em casos de corrupção, por isto o Prefeito retirou estas empresas fez nova licitação e a obra esta sendo retomada, Grato; Equipe do Vereador Pezão.

  89. Sandro disse:

    Fabio a única alternativa é essa mesmo, a expor a situação que o PT administra a cidade de Guarulhos, toda e qualquer obra que é gerenciada pela prefeitura sempre tem problemas de prazos e superfaturamento. Infelizmente é o que a maioria da população de Guarulhos escolhe a alguns anos.
    Neste caso especifico do trevo de bonsucesso tem um agravante além da urgência e do caos que impera. Já é a segunda vez que se faz uma reformulação, que por coincidência foi na administração do PT também, Eloi Pieta em 2006, a menos de 10 anos. Quem faz uma obra para durar menos de 10 anos???
    Na demanda atual estamos vendo novamente a mesma incompetência operacional e administrativa, não conseguem nem fazer uma licitação direita, ou tem mas algo por trás disso????
    Este tópico esta ativo desde 2013 e até acredito na boa vontade do Pezão, pois pelo menos ele da a cara para bater, mas ele não tem como nos ajudar. Vamos a luta exigir nossos direitos…

  90. Maurício disse:

    Está claro que a prefeitura irá adiar a entrega das obras até antes das proximas eleições municipais, e assim ter mais uma promessa de termino de uma obra para forçar os Guarulhenses a votarem novamente no P.T, e aqui quem fala é um eleitor que ACREDITOU neste partido. Cabe a todos nós avaliarmos se está bom assim ou não. Passo todo dia pelo Trevo e percebo que cada vez piora mais.

    • Sr. Mauricio respeitamos sua opinião, mas não estamos esperando isto estamos trabalhando para que seja inaugurado o mais breve possível , pois conhecemos o problema da região e o quanto irá melhorar a vida da população de Bonsucesso, Grato,
      Equipe do Vereador Pezão.

  91. Marcia disse:

    As obras era para terminar em 2015 . Qual a próxima previsão de terminar?

  92. Matheus Diniz disse:

    O que vão fazer com o retorno antigo para quem sai da dutra r. janeiro, pois depois dos desvios que ocorreram recentemente, o transito piorou!!!

  93. Matheus Diniz disse:

    Tive uma idéia e gostaria que se você pudesse, repassasse a alguém responsável pela obra. É assim: Eles liberam o retorno novo para caminhões, vans e motos. Então bloqueia os carros vindos do trevo e quem vai pra dutra são paulo vai pela papa João Paulo, assim os veículos saem sem parar, acabando com o trânsito.

    • Quanto a bloqueios Sr. MATHEUS tem engenheiros responsáveis pela obra, avisamos em 2013 que causaria transtornos veja a magnitude da obra, mas daqui a uns dias estaremos passando por um local sem trânsito que melhorará a nossa qualidade de vida #Time13015

Deixar mensagem para Fábio Cancelar resposta