Interna da Fundação Casa é campeã de capoeira .


Deisy de Assis
 

Uma adolescente em cumprimento de medida socioeducativa interna da Fundação Casa Guarulhos sagrou-se campeã no XIII Campeonato de Capoeira Nova Geração. A competição foi realizada pela Liga Regional Guarulhense de Capoeira no último domingo. 

Vencedora na categoria peso pesado feminino, de 16 a 17 anos, a adolescente, que será identificada como Yohanna, conta que sua simpatia pela capoeira surgiu aos 12 anos, quando começou a praticar. “Cheguei a ser batizada com o primeiro cordão”, diz a menina, hoje aos 17, que permaneceu longo período longe da atividade. 

Na Fundação Casa, onde cumpre a medida socioeducativa desde o início do ano, por conta de um ato infracional, a adolescente voltou a praticar capoeira, despertando atenção das colegas e do professor. “O instrutor comentou sobre o campeonato e disse que eu poderia participar. Fiquei insegura, mas ele me convenceu ao dizer que eu tinha potencial para vencer.” 

Para Yohanna, conquistar o primeiro lugar na competição não foi apenas um reconhecimento por sua dedicação ao esporte. “Foi uma nova inspiração para lutar e concretizar meus planos quando ganhar a liberdade”, diz a menina, que quer estudar Direito e ingressar na Polícia Militar. 

Programas visam a geração de renda

Além da oficina de capoeira, a Fundação Casa tem diversas outras. No caso da casa feminina de Guarulhos, são oferecidas aulas de dança, informática, maquiagem, pintura em tela e biscuit, atividades que são aplicadas paralelamente aos cursos de educação profissional na área de culinária, atividades de esportivas e o ensino formal. 

 

Diretor da unidade, Marcus Alexandre da Silva comenta que toda a programação colabora para que as meninas não fiquem ociosas durante o cumprimento da medida de internação. 

“Uma das principais contribuições é o fato de as meninas saírem com uma atividade que pode gerar renda e, desta forma, oferecer melhorias de vida”, diz. 

Interna desde agosto de 2011, Talita, que será identificada com este nome para preservar sua identidade, participa do curso de panificação e confeitaria, além do curso de biscuit. “Acho que é uma oportunidade que não tive lá fora”, frisou.

 

Diretor aponta para novas políticas

Não diferente da realidade em outros municípios, a maioria das adolescentes é usuária ou dependente de drogas. O fator, segundo o diretor Marcus Alexandre da Silva, é uma das principais causas que as levam à internação. 

 

“Isso se deve à ausência de políticas públicas para que recebam o tratamento enquanto dependentes, não enquanto autoras de atos infracionais”, diz. O argumento do diretor se deve à alta incidência de adolescentes internadas por um suposto tráfico de drogas. 

Atualmente a casa feminina Guarulhos tem 51 adolescentes, 38 em internação e 13 e internação provisória, no aguardo da decisão judicial. A maioria das jovens está com 16 anos e o índice de reincidência segue a média do Estado: em torno de 13,5%.

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Em 2016 obtivemos 3.585 votos, porem não fomos reeleito. Sou pré candidato a vereador em 2020 sempre lutando pelas classes menos favorecidas.
Esse post foi publicado em Educação, Esporte, Guarulhos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s