Professora cega de MS aprovada em concurso assume vaga após 3 anos.


Rede SACIda Redação.

Mesmo aprovada, professora foi considerada inapta para assumir cargo. Ela foi empossada esta semana e deve começar a dar aulas em dez dias.

A professora e deficiente visual Telma Nantes Matos conquistou o direito de assumir o cargo de professora em uma escola municipal de Campo Grande, depois de ser aprovada para a vaga em concurso público há 3 anos, como mostrou o Bom Dia MS desta terça-feira (30). Apesar de ter sido aprovada, ela não podia assumir o cargo por ser considerada inapta para o serviço. A prefeitura municipal de Campo Grande informou que não vai comentar a decisão judicial.

Depois de Telma acionar a Justiça contra a decisão da prefeitura, ela foi empossada esta semana e deve assumir o cargo em 10 dias, quando começará a dar aulas para crianças de 4 a 6 anos da rede municipal de ensino.

“Para mim é uma conquista e um respeito ao meu direito. Tenho certeza que há muitas pessoas Brasil afora que desenvolvem suas ações pedagógicas dentro das escolas, dentro da educação infantil, e não foram indeferidas como eu fui”, disse Telma, que é diretora-presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (Ismac). Ela acredita que houve preconceito porque, inicialmente, foi impedida de exercer um direito por ser portadora de deficiência.

O caso da professora é uma esperança para outros deficientes físicos que enfrentam a mesma dificuldade e pode servir de jurisprudência no julgamento de outros casos semelhantes. Para a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Kelly Cristiny Garcia, a conquista de Telma pode ajudar outros portadores de deficiência física a ingressarem no serviço público.

“Significa o fortalecimento de uma luta muito antiga, uma vez que a legislação já está posta há mais de vinte anos, no sentido de inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, ressaltou Kelly.

 

 

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Em 2016 obtivemos 3.585 votos, porem não fomos reeleito. Sou pré candidato a vereador em 2020 sempre lutando pelas classes menos favorecidas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Brasil, cultura, Deficiência, Educação, Inclusão social e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s