Vaga exclusiva para deficientes e idosos rende três multas por hora em São Paulo.


Rede Saci.

Estacionar irregularmente de propósito, por “só um minutinho” ou “sem querer” em vagas exclusivas de idosos ou de pessoas com deficiência nas ruas de São Paulo rende a aplicação de uma multa a cada 20 minutos na cidade.

Jairo Marques

São 3.250 espaços de estacionamento para esses dois públicos, demarcados nas vias da capital paulista, o que representa menos de 10% do total de vagas regulamentadas pelo poder público.

Mesmo assim, os agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicaram, em 2013, 28.334 multas pelo uso irregular dos espaços.

A infração é considerada leve pelo Código de Trânsito, e resulta em punição de R$ 53,20 mais a anotação de três pontos na carteira.

downloadAté março deste ano, de acordo com a CET, foram aplicadas 6.426 multas, o que mantém a média de uma punição a cada 20 minutos.

Mas o problema de desrespeito às vagas reservadas, que são garantidas por lei, é ainda maior, uma vez que as autoridades de trânsito de São Paulo não atuam dentro de estabelecimentos privados como estacionamentos de shoppings e supermercados.

Nesses locais, segundo a CET, os próprios estabelecimentos devem ser responsáveis pela fiscalização. O órgão se vale de interpretações da legislação de trânsito.

“Mesmo nas ruas, onde corre-se o risco de ser multado, ocorre muito desrespeito. O que mais irrita é a impunidade, a falta de vergonha, o egoísmo, das pessoas que estacionam sem poder”, diz William Coelho, o Billy Saga, líder do Movimento Superação, um dos mais atuantes do país na defesa da inclusão.

FLAGRANTES

Em uma hora de observação na rua Líbero Badaró, próxima à prefeitura e onde estão diversas secretarias municipais, a Folha flagrou 20 carros, inclusive caminhões de carga e veículos de serviço, usando irregularmente as vagas de idosos e de pessoas com deficiência.

“Parar em uma vaga reservada para idoso ou pessoa com deficiência, mesmo que seja por um minutinho para esperar alguém, é impactar o acesso de quem já sofre com a falta de mobilidade em muitos outros equipamentos urbanos”, declara Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

Para ter direito ao estacionamento, o veículo precisa exibir no para-brisas um cartão de identificação oficial, emitido pela Secretaria Municipal de Transportes.

Atualmente, de acordo com a secretaria, 170.326 cartões para deficientes e idosos já foram emitidos para uso das vagas reservadas.

“Tenho a impressão que muitas pessoas não imaginam que, amanhã, também vão envelhecer e vão querer ter seus direitos de idoso respeitados. Os avanços acontecem, mas falta investimento público na conscientização da população para entendê-los”, afirma Carlos Ortiz, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados.

A CET afirma que tem 254 agentes dedicados “exclusivamente à fiscalização da Zona Azul”, onde ficam a maior parte das vagas exclusivas

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Brasil, cultura, Deficiência, Deficiência fisica, economia, Guarulhos, Inclusão social, Policial, Prefeitura de São Paulo, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social, Transporte e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s