Condemat cria grupo para ampliar rede de proteção à mulher na região.


PREFEITURA DE GUARULHOS; fotos: José Luiz/PMG

reunio condemat itaqua00 - jos luiz

O Consórcio dos Desenvolvimentos dos Municípios Alto Tietê terá um Grupo de Trabalho (GT) de Políticas para as Mulheres, que contará com representantes das 11 prefeituras da região. O GT vai elaborar um documento, que será encaminhado ao secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, solicitando a ampliação do horário de atendimento oferecido atualmente pelas delegacias especiais da mulher. A decisão foi anunciada durante reunião do Condemat realizada na manhã desta terça-feira, dia 27, em Itaquaquecetuba.

“É necessário que as delegacias funcionem 24 horas, pois sabemos que o maior índice de agressão às mulheres ocorre à noite e aos finais de semana, quando a delegacia está fechada”, disse o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, atual presidente do Condemat. “Nestes casos, a mulher não tem a quem recorrer”.

reunio condemat itaqua01 - jos luizAlmeida destacou que o GT está envolvido com o projeto de um ônibus, financiado pelo Governo Federal, que circulará pelos municípios para prestar atendimento às mulheres, a partir de setembro. Para usar o veículo, porém, os municípios necessitariam comprovar a aplicação de políticas para a mulher por meio de uma secretaria ou coordenadoria, o que inviabilizaria o trabalho junto aos municípios menores, que não dispõem desta estrutura.

“Com um grupo específico dentro do Condemat, vamos ganhar legitimidade para que esse ônibus possa atender a todas as cidades”, disse o prefeito de Guarulhos.

Outra novidade da reunião foi a criação do Grupo de Trabalho do Circuito de Cultura do Alto Tietê, que se reunirá periodicamente para ampliar a divulgação do trabalho dos artistas e da cultura em geral produzida na região. “Com esse grupo, vamos criar, via consórcio, maiores condições para ampliar o intercâmbio cultural na região”, afirmou o prefeito.

Na reunião desta terça-feira, também foi discutida a elaboração do Plano Plurianual Regional Participativo do Condemat, que atenderá todos os municípios. A proposta foi apresentada pela Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê (Adrat) e será analisada pelos prefeitos.

O Condemat também realizará nos próximos meses um concurso público para preencher as vagas existentes atualmente em sua estrutura administrativa, como motorista, auxiliar de serviços gerais, secretário, três gestores de programas e projetos e um assessor técnico especial, que será um advogado. “O Condemat funcionou com a colaboração das cidades. Agora, vai passar a ter estrutura para caminhar de forma mais segura”, ressaltou Almeida.

Outros três cargos comissionados serão preenchidos, sendo um diretor de programas e projetos, diretor administrativo e financeiro e um responsável pela comunicação.

No dia 4 de junho, o Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana realizará um seminário em Mogi das Cruzes, com a presença de técnicos do Governo Federal e de secretários municiais de todas as cidades. Almeida também aguarda a confirmação de uma agenda em junho com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que reunirá os prefeitos e os secretários das pastas.

O Condemat é composto pelas cidades de Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

 

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Bonsucesso, Brasil, cultura, Guarulhos, Inclusão social, Prefeitura de Guarulhos, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Segurança, Serviço social, violência e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s