Vírus ebola é transmitido por contato com mucosas ou feridas na pele.


Do G1, em São Paulo,

Primeira vítima europeia morreu nesta terça-feira (12), em Madri.
Desde março, mais de mil morreram na África; OMS decretou emergência.

Vídeo: Vinicius Morilhas

O vírus ebola fez sua primeira vítima europeia nesta terça-feira (12). O missionário espanhol Miguel Pajares, de 75 anos, contraiu a doença na Libéria e foi transferido para um hospital da Espanha no dia 7. Desde março, a doença já matou mais de mil pessoas na África. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou emergência internacional por causa da epidemia. As autoridades de saúde estão preocupadas porque esta é a primeira vez que o ebola chega a cidades populosas.

Segundo os infectologistas Caio Rosenthal e Esper Kallás, o vírus é transmitido por mucosas (boca, nariz e olhos) ou feridas na pele em contato direto com sangue, tecidos, fluidos corporais ou secreções (fezes, urina, saliva, sêmen) de pessoas infectadas. A transmissão também pode ocorrer pelo contato com animais (mamíferos como chimpanzés, porcos-espinhos, morcegos ou antílopes) ou objetos contaminados, como roupas, roupas de cama ou agulhas usadas por pacientes. O contágio pelo vírus, portanto, não ocorre pela água, por alimentos ou pelo ar.

Pelo alto risco de transmissão, pessoas que morreram por ebola devem ser manipuladas apenas por quem esteja usando roupas de proteção e luvas. O corpo deve ser enterrado imediatamente. O período em que a pessoa infectada pode transmitir a doença começa após o surgimento dos sintomas – os primeiros são dor de cabeça e febre, depois o vírus causa dor nos membros, músculos e articulações, problemas no estômago e intestino (dor abdominal, náusea, vômito e diarreia). Durante o período de incubação, o paciente não transmite o ebola. As pessoas podem infectar outras enquanto seu sangue e secreções contiverem o vírus.

Para que a doença não se espalhe, os sintomas devem ser monitorados dia e noite, principalmente nos aeroportos. Segundo a OMS, porém, não há restrições de viagens para os países que apresentam transmissão, porque o risco de infecção para viajantes é baixo – já que é preciso haver contato direto com uma pessoa contaminada, o que tem acontecido principalmente em vilas e povoados rurais. Quem viaja a trabalho para cidades de países como Guiné, Libéria e Serra Leoa deve evitar contato com pessoas ou animais doentes.

92255f8538c2532fdd6f70e3bb4de8c936ed2f4cPelas características da infecção por ebola, a possibilidade de ocorrer uma disseminação global é baixa. Desde sua descoberta, em 1976, o vírus tem produzido, ocasionalmente, surtos em um ou mais países africanos, sempre muito graves pela alta letalidade, mas autolimitados. A seriedade do atual surto é a sua extensão (três países atingidos) e a demora em controlá-lo. Isso ocorre pela precariedade dos serviços de saúde nas áreas em que ocorre a transmissão, que não dispõem de equipamentos básicos de proteção aos profissionais de saúde e aos demais pacientes. Além disso, há práticas e tradições culturais de manter doentes em casa, inclusive escondendo sua condição das autoridades sanitárias, e a realização de rituais de velórios em que os parentes e amigos têm bastante contato com o corpo dos mortos.

Nos Estados Unidos, os dois pacientes com ebola que estão sendo tratados receberam um medicamento que ainda está em fase de testes em laboratório. A OMS está discutindo se usa ou não esse remédio nos pacientes na África. Atualmente, não existe nenhum tratamento específico para o vírus, apenas para os sintomas que ele provoca.

9ad19311ab998c69e5f4eb71f2eee91f2033ef67

fd1c9c0bd1f4a080d74ed41f30956ab3a313096d10be2386fdf7b2acaf387c55f8631f0cd195db8dsop_ap_spani_span_lb_franVírus ebola já matou mais de mil pessoas na África, entre elas um missionário espanhol (Foto: Abbas Dulleh/AP).

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Blog, Doença, Inclusão social, Medicina, meio ambiente, Noticías do Mundo, Saúde, Saúde e lazer, Serviço social, Vírus ebola é transmitido por contato com mucosas ou feridas na pele. e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s