Vacina contra Hepatite A já está disponível nas unidades de saúde.


PREFEITURA DE GUARULHOS.

vacinao ubs uirapuri - fabio nunes

Vacinação na UBS Uirapuru (foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG),

A partir desta segunda-feira (1º), todas as crianças de 12 meses a dois anos de idade (um ano, 11 meses e 29 dias) já podem tomar a vacina contra a Hepatite A, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A nova vacina, que antes era disponibilizada somente nas clínicas particulares, foi introduzida pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal do SUS e passa a ser rotina na rede pública.

 A meta da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 95% do total de crianças dessa faixa etária, estimada em 20.857. A vacina será oferecida em dose única. A hepatite A é uma doença que causa inflamação do fígado, podendo resultar em manifestações clínicas graves, em alguns casos. Seus principais sintomas são urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (também conhecida como icterícia).

HPV

Também teve início nesta segunda-feira (1º) a campanha da segunda dose do HPV (papilomavírus, responsável pelo câncer de colo de útero). As adolescentes entre 11 e 13 anos de idade devem retornar à UBS onde tomaram a primeira dose contra a doença, para dar continuidade à imunização. A vacina contra o HPV, que antes também somente podia ser encontrada em clínicas particulares, está à disposição da população em todas as Unidades Básicas de Saúde.

A segunda dose do HPV deve ser tomada seis meses após a primeira, sendo que a proteção contra a doença somente será completa depois da terceira dose, que será administrada daqui a cinco anos. Além de proteger em 70% a incidência do câncer de colo de útero, ela também previne as verrugas genitais causadas pelo papilomavírus.

Contudo, para dar continuidade à prevenção da doença, a mulher deve realizar o exame de Papanicolau na vida adulta, além de utilizar preservativo quando iniciada a vida sexual, uma vez que a vacina não protege contra todos os tipos de HPV nem contra as outras doenças sexualmente transmissíveis. Com eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, as doses contra o HPV são utilizadas atualmente como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Bonsucesso, Brasil, Doença, Guarulhos, Inclusão social, Medicina, Prefeitura de Guarulhos, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s