Briga entre agência e Governo de São Paulo é nova ameaça à Cantareira.


Agência Nacional de Águas cobra acordo sobre limites do secretário estadual de Recursos Hídricos.

Sistema-Cantareira_Divulgação_SABESP_PORTAL (1)

Da Redação

Divergências entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o governo paulista podem impedir a Sabesp de usar uma segunda cota de reserva técnica para recuperar o Sistema Cantareira.

A Sabesp aguarda autorização da ANA para recorrer a uma segunda cota de mais 106 bilhões de litros do chamado volume morto do sistema.

Esta segunda cota adicionaria mais 10,7 pontos percentuais ao volume operacional, que iria, assim, para 18,5%. A primeira cota foi usada a partir de 15 de maio, e já foi consumida.

Mas a ANA exige, em troca da autorização, um plano operacional dos reservatórios, que a Sabesp ainda não entregou.

O impasse chegou ao ponto máximo na sexta (19), quando a ANA afastou-se do grupo de gestão da crise da Cantareira, o GTAG-Cantareira, criado em fevereiro para coordenar o enfrentamento da maior estiagem da história de São Paulo.

O nível da Cantareira bateu novo recorde: apenas 7,8% da capacidade total.

O sistema abastece 45% da água de toda a Grande São Paulo e 62% da de Guarulhos.

A ANA discordou do secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, que negou acordo sobre novas retiradas de água da Cantareira e não cumpriu recomendações de vazões máximas do sistema.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Bonsucesso, Brasil, economia, Governo de São Paulo, Inclusão social, meio ambiente, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s