Depressão tem cura? Entenda como é o tratamento da doença.


Pacientes que apresentaram um episódio depressivo tem mais chances de sofrer outros.

Vídeo: Vídeos VM YT

 A pergunta “depressão tem cura?” possivelmente é a mais frequente em um consultório de psiquiatria. Para responder de maneira mais completa essa pergunta aparentemente simples é importante primeiro caracterizar o que é depressão.  Hoje entendemos que a depressão é um transtorno que acomete todo o indivíduo – interferindo no sono, alimentação e energia. As pessoas deprimidas descrevem sensações físicas incômodas, dificuldade em realizar atividades corriqueiras até mesmo as prazerosas.

 Outro ponto fundamental é diferenciar a depressão da tristeza habitual. A tristeza assim como a alegria é um sentimento próprio da vida. Esse sentimento em geral está relacionado a eventos desagradáveis e não é nem tão duradouro ou intenso que impende que a pessoa continue participando ativamente de sua vida, como emprego, casamento e estudos. Já a depressão nem sempre está relacionada a um evento desagradável específico, não é passageira e tende a limitar as ações habituais do individuo.

 Assim, a partir do diagnóstico correto de depressão, pacientes podem receber indicação de psicoterapia, medicação, prática de atividade física, melhora de outros problemas de saúde, entre outros. Independente da técnica ou intervenção proposta, o foco do tratamento deve ser a melhora completa de todos os sintomas que sugiram dentro do quadro depressivo.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Brasil, Doença, Guarulhos, Inclusão social, Medicina, Noticías do Mundo, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s