Minha Casa, Minha Vida já chega a 30 mil moradias em Guarulhos.


PREFEITURA DE GUARULHOS, foto: José Luiz/PMG.

coletiva sobre o programa minha casa minha vida 016 - jose luizNo dia 16, o prefeito Sebastião Almeida apresentou um balanço do programa Minha Casa, Minha Vida, em Guarulhos. Até o momento, a cidade tem cerca de 30 mil unidades habitacionais entregues ou com obras em andamento no município. “Esse é o maior programa habitacional da história de Guarulhos”, afirmou o prefeito. “Estamos aplicando recursos na ampliação de moradias populares em todas as regiões da cidade”.

De acordo com o prefeito, os investimentos do Minha Casa, Minha Vida no município, realizados em parceria com o Governo Federal, ultrapassam os R$ 2 bilhões. Desde 2009, quando o programa começou a ser implantado, já foram entregues mais de cinco mil unidades à população – sendo algumas pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR). “Com essas obras, vamos entregar novas moradias e ainda resolver problemas antigos de nossa cidade, sobretudo para as famílias com renda de até três salários mínimos”, afirmou Almeida.

O prefeito também anunciou que o ritmo de entrega das unidades será ampliado nos próximos anos, por conta da experiência adquirida pela Prefeitura nos últimos anos. Segundo ele, até a metade do próximo ano serão entregues outras cinco mil unidades – e outras cinco mil já estão garantidas até o final de 2016. “A seriedade com que tratamos esse tema tem atraído um número cada vez maior de empreendedores dispostos a construir e a investir em nossa cidade”, disse o prefeito.

Investimentos em infraestrutura

Almeida considera o programa Minha Casa, Minha Vida um divisor de águas na história de Guarulhos. “Estamos enfrentando desafios que foram ignorados por muito tempo”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que famílias que hoje vivem em favelas ou áreas de risco estarão vivendo em diversos conjuntos habitacionais em pouco tempo e citou os casos das favelas da Hatsuta, da Fiat e da Furp, além das famílias que vivem em áreas de risco às margens dos rios Baquirivu e Tietê, e dos barracos que foram retirados das ruas da Cidade Industrial Satélite de Cumbica.

O secretário municipal de Habitação, Orlando Fantazzini, ressaltou que o trabalho da Prefeitura no programa Minha Casa, Minha Vida não se limita à construção de prédios e à entrega das unidades. “Tem um grande investimento por trás de tudo isso, pois o Poder Público precisa garantir a escola, o posto de saúde, a rede de água e esgoto, e até o transporte público em alguns casos”, afirmou Fantazzini. “Não se faz moradia sem infraestrutura para a pessoa viver com qualidade”.

Ele destacou o trabalho técnico-social realizado pelos profissionais da Prefeitura, que procuram levar condições para que os moradores de favelas ou áreas de risco se adaptem à vida em condomínio. “É uma ação que envolve várias secretarias, pois as pessoas têm que desenvolver hábitos novos”, afirmou o secretário. Segundo ele, o trabalho desenvolvido em Guarulhos hoje conta com reconhecimento do Governo Federal e de organismos internacionais.

Regularização de áreas

O prefeito Sebastião Almeida também destacou outras iniciativas da Prefeitura para reduzir o déficit por habitação no município, com destaque para as ações de regularização de áreas. No ano passado, a Prefeitura obteve um acordo com o proprietário de uma área no Jardim das Oliveiras II, ocupada há quase duas décadas por centenas de famílias. “Eles temiam uma reintegração de posse, mas no final fizeram um acordo e estão pagando pelos terrenos”, lembrou o prefeito.

Segundo ele, a expectativa é que acordos do mesmo tipo possam ser fechados em outras áreas, como são os casos do Anita Garibaldi e da Vila Operária, que estão em andamento. De acordo com o Almeida, essas tratativas envolvem representantes das secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Habitação e Jurídico. “Isso ajuda as coisas a fluirem com mais rapidez”, concluiu o prefeito.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Bonsucesso, Brasil, Deficiência, Deficiência fisica, Governo Federal, Guarulhos, Habitação, Inclusão social, Moradia, Prefeitura de Guarulhos, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s