SAIBA TUDO SOBRE O CÂNCER DE MAMA.


Vencer o câncer

O QUE É?

Os seios têm uma ligação forte com a feminilidade e a maternidade. Quando o câncer de mama é diagnosticado, é como se uma bomba caísse no colo das mulheres, especialmente porque, além da preocupação comum a outros tipos de tumores, surge a insegurança em relação à vaidade e à sexualidade. Infelizmente, esse tipo de carcinoma é um dos mais comuns em todo o mundo.  No Brasil, é o mais frequente entre as mulheres: pouco mais de 50 mil casos novos a cada ano. Existem casos em homens, mas a frequência é bem menor, cerca de 50 a 100 vezes menor que a observada em mulheres.

ANATOMIA

A arquitetura da mama foi programada para a amamentação. O leite é produzido pelas células que revestem os lóbulos, estruturas arredondadas que desembocam nos ductos mamários e levam o leite até o bico do seio, também chamado de papila mamária. A pele mais pigmentada que circunda a papila é a aréola.

cap13-1

FATORES DE RISCO

Ao contrário de alguns tipos de tumor, para os quais existe relação clara entre um fator de risco e o aparecimento da doença (como é o caso de fumo e câncer de pulmão), no caso do câncer de mama não há fatores isolados que possam explicá-lo. Ainda assim, diversos fatores estão associados a maior risco. Ser mulher, evidentemente, é o maior deles, mas contam também a idade na primeira menstruação e a faixa etária da paciente. A tabela abaixo mostra o impacto dos vários fatores de risco.

cap13-tab1.xlsx

PREVENÇÃO

A única maneira de identificar se há algo errado com as mamas é fazendo periodicamente a mamografia.

SINTOMAS

O primeiro sinal de que há algo errado com a saúde dos seios é a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Como é indolor, essa irregularidade costuma ser descoberta somente durante a mamografia.

Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como deformidade e/ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e presença de líquido nos mamilos.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de mama evoluiu muito nos últimos anos. Não faz muito tempo, quando surgia um tumor, a mama era removida completamente, incluindo o músculo que ficava abaixo dela e todos os gânglios da região axilar. Atualmente, as cirurgias costumam ser menos invasivas. Com frequência, faz-se necessário apenas a retirada de pequenos fragmentos da mama e de alguns gânglios debaixo do braço. Para a maioria dos casos, a mutilação tornou-se coisa obsoleta.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Blog, Brasil, Doença, Guarulhos, Idoso, Medicina, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s