Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Doação de Leite.


Do G1 DF.

Orientação é que bebês sejam alimentados com leite materno até dois anos.
Meta é ampliar doações em 15% para distribuição prioritária a prematuros.

1f6edbc67fO Ministério da Saúde lançou em Brasília, a campanha nacional de doação de leite. A meta é ampliar em 15% as doações, para distribuição prioritária do produto a bebês prematuros de baixo peso internados nas unidades de saúde.

De acordo com o ministério, o volume de leite atualmente arrecadado representa de 55% a 60% da demanda do país. Em 2014, foram coletados 184 mil litros de leite materno, beneficiando 178 mil recém-nascidos. Ao todo, 164 mil mulheres fizeram doações no ano passado.
doacao_0 (1)O tema da campanha deste ano é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”. O lançamento foi feito pela ministra-interina da Saúde, Ana Paula Soter – o ministro Arthur Chioro está em Genebra, na Suíça.
A orientação do ministério é de que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses e que a prática seja incentivada até os 2 anos de idade.

O ministério distribuirá material explicativo para as mães que desejarem doar leite e banners na internet em sites específicos sobre maternidade que direcionam a pessoa para a página especial da campanha.

Na página é possível assistir a dois filmes sobre a importância de ajudar os bebês prematuros com a doação. A página também faz uma campanha para a doação de um post ou tuíte para ajudar na divulgação da campanha.

Em 2015, pouco mais de 45 mil mulheres doaram leite no Brasil, mas ainda há falta de leite materno nos hospitais. O maior número de doadoras está no Nordeste (14.476). Em seguida vem o Sudeste (13.304), o Sul (8.919), o Centro-Oeste (5.283) e o Norte (3.798).

Segundo Ana Paula Soter, estudos provam que o leite materno pode reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças de até 5 anos e proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de fortalecer os vínculos entre mãe e bebê.

17411193“Temos muito que agradecer às mulheres brasileiras que dedicam parte do seu tempo a essa causa. A campanha inicia hoje comemorando o Dia Mundial de Doação de Leite e se estende até o ano seguinte. Precisamos estar com bastante disposição para estar sempre lembrando da importância desse gesto de amor”, disse a ministra-interina.

Ana Paula destacou a importância de a coleta ser feita do jeito certo. “Ainda temos uma perda de 30% do leite que é coletado ao leite que chega ao recém-nascido. Claro que nem toda perda está relacionada à forma da coleta, tem outros fatores que também interferem, mas a coleta adequada é fundamental.”

O lançamento da campanha contou também com a presença da atriz e apresentadora Maria Paula, que recebeu, em 2012, o título de Embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, devido ao seu envolvimento e dedicação à causa.

“Existe um alcance que não dá para calcular, que é a verdade do amor. A doação é um ato de amor. Quando você faz isso todo mundo é beneficiado. Acredito profundamente na mudança que estamos causando no nosso país a partir desse tipo de atividade. Queria pedir o apoio de todos vocês para que a gente consiga realmente que esse dia seja unificado, que seja o dia mundial de doação de leite”, disse a atriz.

Interessadas em doar leite materno podem se dirigir aos postos de coleta das regionais ou solicitar que uma equipe do Corpo de Bombeiros busque o alimento em casa. O serviço de doação pode ser agendado pelo telefone 160, opção 4, e os bombeiros buscam os frascos nas casas das doadoras.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Alimentação, Blog, Brasil, Doença, Governo Federal, Guarulhos, Inclusão social, Medicina, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s