Rio de Janeiro registra oficialmente o primeiro caso de transmissão de zika, sintomas são parecidos com a Dengue.


Do G1 Rio.

Sintomas são parecidos com os da dengue e dificultam diagnóstico.
Subsecretário ressalta importância de atendimento e medicação adequados.

20150430091633606996aO primeiro caso de zika — a nova doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti — foi registrado neste fim de semana no estado. Os sintomas da dengue e da zika são bem parecidos: febre, dores no corpo, dor nas articulações, manchas vermelhas, mas o vírus zika também provoca vermelhidão nos olhos.

4223030_x360Segundo o subsecretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, os sintomas parecidos dificultam os próprios diagnósticos dos médicos. “Essa é uma preocupação para a gente não negligenciar aqueles casos de dengue que cursam com uma letalidade maior. É importante ter clareza no diagnóstico e, na dúvida, trata como dengue”, afirmou o subsecretário.

O caso identificado no final de semana foi diagnosticado através de um exame laboratorial. “A confirmação chegou no domingo à noite, confirmado o primeiro de zika com transmissão aqui no estado do Rio de Janeiro. Não havia antecedente de viagem e evoluiu clinicamente muito bem”.

De acordo com o subsecretário, apesar da letalidade não ser como a da dengue, é importante buscar um serviço de saúde para buscar o tratamento apropriado. “O tratamento é o tratamento de suporte com base nos sinais e sintomas. E como não tem a letalidade da dengue, não é necessário aquela hidratação tão vigorosa como a dengue”, afirmou Chieppe.

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Blog, Brasil, Dengue, Doença, Governo Federal, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s