Estados e municípios prorrogam vacinação contra a gripe.


André PaixãoDo G1, em São Paulo.

Oito estados e quatro capitais vão continuar com a vacinação.
Campanha nacional teve 73% do público-alvo imunizado, abaixo da meta.

vacinaH1N12Oito estados e quatro capitais prorrogaram o prazo de vacinação contra a gripe. A campanha nacional, do Ministério da Saúde, foi encerrada na sexta-feira (5) – o prazo inicial, de 22 de maio, havia sido adiado pelo órgão. Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Roraima e São Paulo decidiram prorrogar o período mais uma vez, assim como algumas das capitais (Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre e Rio de Janeiro).

O objetivo do governo federal era imunizar pelo menos 80% do chamado grupo prioritário, composto por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Foram vacinados, no entanto, 73% do total esperado (35,9 milhões de pessoas).

Segundo o ministério, apenas cinco estados atingiram o objetivo: Amazonas (81,38%), Amapá (89,36%), Espírito Santo (81,86%), Paraná (83,48%) e Santa Catarina (82,18%).

campanha_cianortePor isso, apesar de não adiar novamente a campanha, o ministério fez uma recomendação aos estados e municípios que não cumpriram a meta para que continuem vacinando.

Veja abaixo os estados e as capitais que prorrogaram a vacinação:

Acre
O Acre é o estado com menor índice de vacinação contra a gripe em todo o pais. Das 170 mil pessoas do chamado grupo prioritário que deveriam ser vacinadas, apenas 90 mil, ou 52,95%, foram imunizadas. Para tentar aumentar o índice, a Secretaria de Saúde local resolveuestender o prazo de vacinação até a próxima sexta-feira, dia 12.

Bahia
Na Bahia, a campanha de vacinação foi prorrogada até a próxima sexta-feira (12). Por lá, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 63,75% das pessoas do grupo de risco já haviam tomado a vacina. O objetivo é vacinar 2,9 milhões de pessoas em todo o estado.

Ceará
Em 103 municípios cearenses que não atingiram a meta de imunização, a vacinação contra a gripe será prorrogada  até a próxima sexta-feira (12). Segundo a Secretaria de Saúde do estado, a cobertura da campanha estava em 64,04% do público-alvo.

Mato Grosso
Com pouco mais de 62% das pessoas do grupo de risco vacinadas, Mato Grosso resolveu prorrogar por 10 dias a vacinação contra a gripe. No estado, 614 mil pessoas devem receber a proteção contra o vírus.

Pernambuco
A Secretaria de Saúde do Estado prorrogou até a próxima sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe no Pernambuco. De acordo com o órgão, 63,3% das pessoas foram imunizadas. A meta é chegar a 80% da população prioritária.

Piauí
No Piauí, apenas 57,92% das pessoas do chamado grupo prioritário foram imunizadas contra a gripo. O número, o segundo mais baixo do país, deixa o estado longe da meta do Ministério da Saúde, de 80%. Porém, a campanha de vacinação no estado foi prorrogada. O novo prazo é 19 de junho.

Roraima
Terceiro estado com o menor índice de vacinação das pessoas do grupo prioritário, com apenas 59,58% da população imunizada, Roraima estendeu o prazo de vacinação para 19 de junho. De acordo com a prefeitura de Boa Vista, a capital, tem índice ainda menor, de 50,97%

São Paulo
Com 73,56% das doses aplicadas em grupos prioritários, São Paulo terá vacinação contra a gripe até 12 de junho. O objetivo é imunizar quase 9 milhões de pessoas. Entretanto, o último balanço do Ministério da Saúde aponta que apenas 6,54 milhões de pessoas tomaram a vacina.

CAPITAIS

Florianópolis
Apesar de Santa Catarina ter vacinado 82,18% da população de risco, a capital catarinense não atingiu a meta de 80%. Com isso, a campanha de vacinação foi prorrogada até 12 de junho. Além de Florianópolis, outras importantes cidades do estado, como Joinville e Criciúma também tiveram o prazo prorrogado.

João Pessoa
A população de João Pessoa terá mais uma semana para se vacinar contra a gripe. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (5), foi prorrogado até o dia 12. Na capital paraibana, apenas 100 mil, das 124 mil esperadas receberam a dose.

Porto Alegre
Outra capital do Sul do país que estendeu o prazo para a população se vacinar foi Porto Alegre. A diferença é que não há um prazo para o término da vacinação. A prefeitura afirmou que irá continuar com a campanha até que a meta de 80% seja alcançada. Até o último balanço, 74,48% do público havia sido vacinado.

Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio também irá prorrogar a campanha de vacinação até 12 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 78,5% da população prioritária foi vacinada até a última quarta-feira (3).

 

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Blog, Brasil, Doença, Guarulhos, Idoso, Inclusão social, Medicina, Prefeitura de Guarulhos, Prefeitura de São Paulo, Saúde, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social, Vacina e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s