Primeiro transplante de crânio e couro cabeludo é feito no Texas.


Do G1, em São Paulo.

Cirurgia feita em maio levou 15 horas e contou com mais de 12 médicos.
Médicos consideram esse o 1º transplante do tipo com doador humano.

skull-transplant_franO paciente de transplante Jim Boysen sorri em coletiva de imprensa no Hospital Metodista de Houston nesta quinta-feira (4) (Foto: Mayra Beltran/Houston Chronicle/AP)

Um desenvolvedor de software de 55 anos de Austin, cidade americana do estado do Texas, se tornou o primeiro paciente do mundo a receber um transplante de crânio e couro cabeludo. A cirurgia foi feita há duas semanas por equipes do Hospital Metodista de Houston e pelo Centro de Câncer MD Anderson, segundo informou a agência Associated Press.

No ano passado, médicos na Holanda já haviam substituído a maior parte do crânio de uma mulher por uma réplica feita de plástico, em uma impressão em 3D. Porém, a operação feita no Texas é considerada o primeiro transplante de crânio e couro cabeludo vindo de um doador humano, e não um implante artificial, ou uma peça elaborada artificialmente.

skull-transplant_fran-1O paciente de transplante sorri e lê em seu tablet na quarta-feira (3), ainda em recuperação da cirurgia
(Foto: Pat Sullivan/AP)

Ferimento após câncer
Jim Boysen recebeu o transplante depois de sofrer um grande ferimento na cabeça, em decorrência de um tratamento de câncer. Ele também recebeu um rim e um pâncreas novos.

Em entrevista à AP, Boysen afirmou que se surpreendeu com o fato de os médicos terem encontrado um doador com cor similar à sua pele e ao seu cabelo. “É meio chocante, na verdade, como eles acertaram. Eu vou ter muito mais cabelo do que quando eu tinha 21 anos”, brincou ele durante a entrevista.

Boysen teve câncer anos depois de passar por um transplante de rim e pâncreas, em 1992, parte do tratamento de diabetes que ele sofria desde os cinco anos de idade. Como precisou tomar muitos medicamentos para prevenir a rejeição dos órgãos, o americano ficou mais susceptível a câncer, e, segundo a AP, acabou desenvolvendo um tipo raro da doença: o leiomyosarcoma.

A terapia de radiação para tratar o câncer acabou destruindo parte de sua cabeça, e as drogas de supressão imunológica impediram que seu corpo se recuperasse. Então, seus órgãos transplantados começaram a falhar, o que, nas palavras do paciente, configurou uma situação de “tormenta perfeita, que impedia o ferimento de se curar”.

Como os médicos não poderiam submeter o paciente a outro transplante de rim e pâncreas enquanto a ferida estivesse aberta, Jesse Selber, cirurgião de plástica reconstrutiva do Centro MD Anderson, teve a ideia de dar ao desenvolvedor de softwares um novo crânio parcial, e couro cabeludo.

Cirurgia de 15 horas
O transplante levou 15 horas e contou com mais de uma dúzia de médicos e 40 outros profissionais de saúde. Além da inserção do novo crânio e do couro cabeludo, os médicos precisaram implantar pequenos vasos sanguíneos por toda a extensão do transplante, para não inviabilizá-lo.

A recuperação de Boysen, porém, aconteceu mais rapidamente do que o esperado pelos médicos. “Ele [médico] estava fazendo um teste todos os dias, e eu disse: ‘Ai, eu senti isso’. Ele meio que pulou para trás”, disse o paciente em entrevista coletiva no Hospital Metodista de Houston.

Após a alta, o desenvolvedor terá que permanecer em Houston durante mais duas ou três semanas para novos exames.

aptopix-skull-transpl_franJim Boysen descansa em seu quarto de hospital, em foto feita na quarta-feira (7) (Foto: Mayra Beltran/Houston Chronicle/AP).

Anúncios

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Doença, Inclusão social, Noticías do Mundo, Saúde, Saúde e lazer, Serviço social e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s