Memorial histórico vai marcar Dia da Saúde Mental em Guarulhos.


Prefeitura de Guarulhos.fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG.

saude mental00 - fabio nunesGuarulhos construiu um memorial com a trajetória de sofrimento e exclusão social que acompanhou as pessoas acometidas por distúrbios psíquicos e intelectuais no Brasil, desde a Proclamação da República. Contado em vídeo, documentário, exposições, livro e apresentações coletivas por usuários e trabalhadores da rede municipal de Saúde, o resgate da história tem por objetivo celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no próximo dia 10.

Para tanto, a Secretaria de Saúde preparou uma programação que se estende até o final do mês, com atividades distribuídas em vários locais da cidade. A abertura oficial será realizada a partir das 8 horas desta quarta-feira (7) na Cúria Diocesana de Guarulhos – situada no bairro do Bom Clima –,onde haverá a apresentação do panorama da Saúde em Guarulhos, com ênfase na política de Saúde Mental. Na sequência, uma mesa redonda debaterá o tema.

Porém, nesta terça-feira (6), das 13 às 18 horas, já acontece uma confraternização no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alvorecer, que organizará a sua primeira “festa do pastel”, com sorteio de brindes e música ao vivo. Durante todo o mês de outubro, uma exposição de fotos, poesias, desenhos, banners, equipamentos e objetos utilizados nos antigos manicômios ficará à disposição do público nos corredores da Secretaria de Saúde, localizada na rua Íris nº 320 (Gopoúva).

saude mental01 - fabio nunesAinda na sede da Secretaria de Saúde, funcionará um bazar, que comercializará produtos confeccionados pelos usuários dos serviços de Saúde Mental, nas oficinas e projetos desenvolvidos pela rede. Parte da renda obtida com as vendas será revertida aos próprios participantes, através de bolsa-auxílio, contribuindo para a geração de renda aos atendidos.

Atrações no Adamastor

A programação também contará com apresentação de coral, oficina de grafite, exposição de imagens e customização de camisetas, evento que acontece na sexta-feira (9), no Adamastor Centro, a partir das 13h30. No mesmo local, será realizada na próxima terça-feira (13), das 8h30 às 12 horas, uma atividade com boneco, projeção de vídeos, exibição de fotos e divulgação do livro “O homem da capa branca”, que conta a história do auxiliar de enfermagem de um hospital psiquiátrico que adoeceu e, de funcionário, passou a ser paciente do local.

Show de talentos

saude mental02 - fabio nunesO Caps Osório César, localizado na rua das Palmeiras nº 865 (Gopoúva), será palco de um show de talentos no próximo dia 23, das 14 às 16 horas, quando usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial farão apresentações coletivas. As comemorações ao Dia Mundial da Saúde Mental terminam no dia 29 deste mês, com um baile temático, samba na tenda e danças circulares, atividades que serão realizadas das 8h30 às 12 horas, no Adamastor Centro.

“Resgatar a história através de várias linguagens é uma maneira de estimular a reflexão na sociedade sobre os erros cometidos no passado e reafirmar as diretrizes do cuidado humanizado para pessoas com sofrimento psíquico, transtornos mentais e dependentes de álcool e drogas”, explicou a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Helena Saroni.

Sobre claudilsonpezao

Sou Claudilson Leite Pereira, mais conhecido como Pezão. Nasci em Prado (BA), em 15 de julho de 1966. Sou casado e pai de duas filhas. Moro em Guarulhos – SP. Em 6 de fevereiro de 2000 fiquei paraplégico. Apesar da deficiência, comecei a dedicar-me a causas sociais e, em 2003, filiei-me ao Partido dos Trabalhadores, dando início a minha carreira política. Atuo no Setorial da Pessoa com Deficiência, no PT. Cursei Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Metodista em 2010. Minha história de vida é marcada por superações e conquistas. Fui eleito vereador por Guarulhos, para o mandato de 2013 a 2016. Espero em Deus realizar um trabalho digno que melhore a qualidade de vida das pessoas.
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Blog, Bonsucesso, Brasil, Comunicação, Deficiência, Guarulhos, Inclusão social, Prefeitura de Guarulhos, Saúde e lazer, São Paulo, Serviço social e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s